Huxley, Orwell e a realização das distopias no Brasil contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v23i42.47442

Palavras-chave:

utopia, distopia, Orwell, Huxley.

Resumo

Escrito a partir da leitura e da análise comparativa numa perspectiva dialética das distópicas obras de Aldous Huxley (Admirável Mundo Novo) e de George Orwell (1984), este artigo retoma os conceitos de utopia e distopia, pensando o cenário do Brasil atual, marcado pela inversão da realidade (mentiras convertidas em fatos; ciência em pura opinião; e a ignorância em  conhecimento). O ponto de partida do texto é a perspectiva de realização distópica e trágica, na atual realidade brasileira, de vários aspectos contidos nestas obras que, cada uma a seu modo, imaginaram um futuro trágico para a humanidade.

Biografia do Autor

José Rubens Mascarenhas de Almeida, UESB

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Pós-doutor pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Coordenador do Grupo de Estudos de Ideologia e Luta de Classes/UESB/CNPq. Atualmente é professor do Departamento de História da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista-BA, Brasil.

Daniel Santos Mota, UESB

Mestre pelo Programa de pós-graduação em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista-BA, Brasil. Pesquisador do Grupo de Estudos de Ideologia e Luta de Classes (GEILC).

Downloads

Publicado

2019-06-30

Como Citar

Mascarenhas de Almeida, J. R., & Mota, D. S. (2019). Huxley, Orwell e a realização das distopias no Brasil contemporâneo. Lutas Sociais, 23(42), 139–155. https://doi.org/10.23925/ls.v23i42.47442