Mulheres que leem mulheres na sociedade de classes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v23i43.52175

Palavras-chave:

mulheres que leem mulheres, sociedade de classes, Saffioti, Kollontai.

Resumo

Este trabalho relata a experiência do Clube de Leitura “Mulheres que Leem Mulheres” de Campinas/SP, com a leitura e discussão comparativa do livro “As relações sexuais e a luta de classes” de Alexandra Kollontai e de trechos do livro “A mulher na sociedade de classes: mito e realidade” de Heleieth Saffioti realizada em 30 de setembro de 2017. Durante os debates as participantes puderam notar os desdobramentos políticos e teóricos das questões de gênero trazidas pelas autoras e o imbricamento dessa temática com as demais contradições da ideologia dominante capitalista, sendo Saffioti fundamental a esta apreensão pelo rompimento teórico com a epistemologia patriarcal e a riqueza de informações e referências contida em sua obra.

Biografia do Autor

Bruna Pimentel Cilento, Universidade Católica de Campinas

Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC/Campinas-SP, Brasil, com pesquisa financiada pela CAPES. Curadora do Clube de Leitura “Mulheres que Leem Mulheres” de Campinas/SP, Brasil.

Cássia Santos Garcia

Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas-São Paulo, Brasil. Psicanalista Clínica. Curadora do Clube de Leitura “Mulheres que Leem Mulheres” de Campinas-SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-01-05

Como Citar

Pimentel Cilento, B., & Santos Garcia, C. (2021). Mulheres que leem mulheres na sociedade de classes. Lutas Sociais, 23(43), 315–318. https://doi.org/10.23925/ls.v23i43.52175