A retórica da eficiência e o fardo do trabalho: docência na rede pública do estado de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v24i44.52220

Palavras-chave:

Neoliberalismo e educação, precarização do trabalho, trabalho e saúde, saúde dos/as professores/as.

Resumo

Este artigo aborda os impactos de políticas públicas implementadas na rede estadual de ensino de São Paulo e, mais especialmente, suas repercussões na rotina escolar e na atividade docente. Entre os diferentes projetos desenvolvidos pelo governo estadual, destacaremos o Programa Gestão em Foco / Método de Melhoria de Resultados (MMR), realizado experimentalmente em 2016 e disseminado pela rede no ano seguinte. A pesquisa qualitativa acompanhou o processo do MMR entre 2016 e 2018 em cinco escolas. Ao fazê-lo, buscou descrever e explicar as repercussões dessas medidas no cotidiano da escola ao incidirem tanto no sentido da docência como na saúde desses profissionais.

Biografia do Autor

Luci Praun, Universidade Federal do Acre

Doutora em Sociologia. Professora adjunta da Universidade Federal do Acre, Rio Branco, AC, Brasil.

Chizlene Batista, Universidade Metodista de São Paulo

Cientista Social pela Universidade Metodista de São Paulo.

Simone Machado, Universidade Metodista de São Paulo

Cientista Social pela Universidade Metodista de São Paulo.

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Publicado

2021-01-06

Como Citar

Praun, L., Batista, C., & Machado, S. (2021). A retórica da eficiência e o fardo do trabalho: docência na rede pública do estado de São Paulo. Lutas Sociais, 24(44), 77–90. https://doi.org/10.23925/ls.v24i44.52220