Formação de agentes populares de saúde na região amazônica do Brasil em tempos de pandemia: do possível ao inédito viável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v24i45.53010

Palavras-chave:

formação política, mobilização popular, agentes comunitários de saúde.

Resumo

O artigo sistematiza experiência de formação de agentes populares de saúde na região Amazônica. Demarca o contexto da crise estrutural brasileira agravada pelo novo coronavírus, evidenciando de forma inconteste as desigualdades sociais, sendo as populações proletarizadas, periféricas e negras as mais atingidas pela pandemia no país. Pontua a Campanha Periferia Viva com suas ações de solidariedade, cuja perspectiva apresenta-se para além da dimensão filantrópica, assumindo dimensão política de classe. Apresenta a proposta político pedagógica, assim como alguns resultados da experiência. Conclui com indicações sobre desafios e conquistas do processo de formação e mobilização política feito pelos movimentos sociais.

Biografia do Autor

István van Deursen Varga, UFMA.

Doutorado e pós-doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Docente do Departamento de Sociologia e Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente da UFMA. São Luis, Maranhão.

Lizandra Guedes, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenadora Político Pedagógica da Jornada de Alfabetização do Maranhão. Militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Imperatriz, Maranhão.

Maria Divina Lopes, Escola Municipal João do Vale (Açailândia - MA).

Mestrado em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe, pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). Professora na Escola Municipal João do Vale (Açailândia - MA). Militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Imperatriz, Maranhão.

Sara Rodrigues da Costa, Rede de Médicos Populares. Militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Imperatriz, Maranhão.

Médica pela Universidade de Ciências Médica de Havana – Cuba. Compõe a Rede de Médicos Populares. Militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Imperatriz, Maranhão.

Zaira Sabry Azar, Universidade Federal do Maranhão.

Doutorado em Políticas Pública pela Universidade Federal do Maranhão. Docente do Departamento de Serviço Social (DESES/UFA). Militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. São Luis, Maranhão.

Referências

BRUCKMANN, Monica. Recursos Naturales y la Geopolítica de la Integración Sudamericana. Libro. 2011. Disponível em: <https://cronicon.net/paginas/Documentos/Libro-Bruckmann.pdf>. Acesso em 17 nov. 2020.

CNPV. Agentes populares de saúde: ajudando minha comunidade no enfrentamento da pandemia da Covid-19. (Cartilha).

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GIMONET, Jean-Claude. Praticar e compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAs. Petrópolis: Vozes, 2007.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD 2017). Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ma/pesquisa/10070/64506>. Acesso em: 18 nov.2020.

MELITO, Leandro. O que têm sido as ações de solidariedade do Periferia Viva? Brasil de Fato, 27 out. 2020. Disponível em: <https://www.brasildefato.com.br/2020/10/27/o-que-tem-sido-as-acoes-de-solidariedade-do-periferia-viva?>. Acesso em 15 nov. 2020.

ONU MULHERES. A violência contra mulheres e meninas é uma pandemia invisível. 07 abr. 2020. Disponível em: <https://www.onumulheres.org.br/noticias/violencia-contra-as-mulheres-e-meninas-e-pandemia-invisivel-afirma-diretora-executiva-da-onu-mulheres/>. Acesso em 15 nov. 2020.

SANTOS, João Vitor. 1º de maio em tempos de pandemia: a mutação do capitalismo e a degradação do trabalho: entrevistas especiais com Ricardo Antunes, Clemente Lúcio e José Dari Krein. IHU-On Line, 01. Mai. 2020. Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/159-noticias/entrevistas/598528-1-de-maio-em-tempos-de-pandemia-a-mutacao-do-capitalismo-e-a-degradacao-do-trabalho-entrevistas-especiais-com-ricardo-antunes-clemente-lucio-e-dari-krein>. Acesso em 17 nov. 2020.

SOF. O trabalho e a vida das mulheres na pandemia. Disponível em <http://mulheresnapandemia.sof.org.br/>. Acesso em 17 nov. 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Varga, I. van D., Guedes, L., Lopes, M. D., Costa, S. R. da, & Azar, Z. S. (2020). Formação de agentes populares de saúde na região amazônica do Brasil em tempos de pandemia: do possível ao inédito viável. Lutas Sociais, 24(45), 290–304. https://doi.org/10.23925/ls.v24i45.53010