Formação de agentes populares de saúde na região amazônica do Brasil em tempos de pandemia: do possível ao inédito viável
DOI:
https://doi.org/10.23925/ls.v24i45.53010Palabras clave:
formação política, mobilização popular, agentes comunitários de saúde.Resumen
O artigo sistematiza experiência de formação de agentes populares de saúde na região Amazônica. Demarca o contexto da crise estrutural brasileira agravada pelo novo coronavírus, evidenciando de forma inconteste as desigualdades sociais, sendo as populações proletarizadas, periféricas e negras as mais atingidas pela pandemia no país. Pontua a Campanha Periferia Viva com suas ações de solidariedade, cuja perspectiva apresenta-se para além da dimensão filantrópica, assumindo dimensão política de classe. Apresenta a proposta político pedagógica, assim como alguns resultados da experiência. Conclui com indicações sobre desafios e conquistas do processo de formação e mobilização política feito pelos movimentos sociais.Citas
BRUCKMANN, Monica. Recursos Naturales y la Geopolítica de la Integración Sudamericana. Libro. 2011. Disponível em: <https://cronicon.net/paginas/Documentos/Libro-Bruckmann.pdf>. Acesso em 17 nov. 2020.
CNPV. Agentes populares de saúde: ajudando minha comunidade no enfrentamento da pandemia da Covid-19. (Cartilha).
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GIMONET, Jean-Claude. Praticar e compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAs. Petrópolis: Vozes, 2007.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD 2017). Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ma/pesquisa/10070/64506>. Acesso em: 18 nov.2020.
MELITO, Leandro. O que têm sido as ações de solidariedade do Periferia Viva? Brasil de Fato, 27 out. 2020. Disponível em: <https://www.brasildefato.com.br/2020/10/27/o-que-tem-sido-as-acoes-de-solidariedade-do-periferia-viva?>. Acesso em 15 nov. 2020.
ONU MULHERES. A violência contra mulheres e meninas é uma pandemia invisível. 07 abr. 2020. Disponível em: <https://www.onumulheres.org.br/noticias/violencia-contra-as-mulheres-e-meninas-e-pandemia-invisivel-afirma-diretora-executiva-da-onu-mulheres/>. Acesso em 15 nov. 2020.
SANTOS, João Vitor. 1º de maio em tempos de pandemia: a mutação do capitalismo e a degradação do trabalho: entrevistas especiais com Ricardo Antunes, Clemente Lúcio e José Dari Krein. IHU-On Line, 01. Mai. 2020. Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/159-noticias/entrevistas/598528-1-de-maio-em-tempos-de-pandemia-a-mutacao-do-capitalismo-e-a-degradacao-do-trabalho-entrevistas-especiais-com-ricardo-antunes-clemente-lucio-e-dari-krein>. Acesso em 17 nov. 2020.
SOF. O trabalho e a vida das mulheres na pandemia. Disponível em <http://mulheresnapandemia.sof.org.br/>. Acesso em 17 nov. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Matérias assinadas não expressam necessariamente a posição do coletivo da revista e são de exclusiva responsabilidade do(a)s respectivo(a)s autore(a)s.
Ao enviar seus textos, o(a)s autore(a)s cedem seus direitos à Lutas Sociais, que autoriza, com prévia permissão do Comitê Editorial, a reprodução das publicações, desde que conste o crédito de referência.