Sociologia, Antropologia e raça em Clóvis Moura
DOI:
https://doi.org/10.23925/ls.v27i50.69813Palavras-chave:
Clóvis Moura, Teoria Sociológica, Raça, Antropologia.Resumo
Neste artigo busca-se compreender o procedimento metodológico e analítico envolvido na crítica da noção de raça na obra de Clóvis Moura. Para isso, delineia-se o modo como o autor compreende a formação histórica da Sociologia através de seu traumatismo de nascimento, isto é, sua particularidade histórica, as revoluções burguesas e como sua lógica influenciou na formação da antropologia. A antropologia se distingue da sociologia pelo seu traumatismo de nascimento, o colonialismo, que necessitou da construção do conceito de raça, de raiz metafísica e não sociológica, para produzir sua fundamentação imobilista. Assim, ao produzir a crítica do modo como este conceito se forma e atua no interior da Antropologia, é possível compreender o seu conteúdo de verdade, a dinâmica social efervescente que se esconde debaixo da conceituação imobilizadora.
Referências
BIKO, Bantu Steve. Escrevo o que eu quero. São Paulo: Editora Ática, 1990.
MOURA, Clóvis. O Racismo como arma ideológica de dominação. Lutas Sociais, vol. 27, n. 50, p. 61-73, 2023.
_____. Sociologia do negro brasileiro. São Paulo: Perspectiva, 2019.
_____. O Racismo como arma ideológica de dominação. Princípios, n. 34, p. 28-38, 1994.
_____. Rebeliões da Senzala. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.
_____. Os quilombos e a rebelião negra. São Paulo: Brasiliense, 1986.
_____. A sociologia posta em questão. São Paulo: Livraria Editora Ciências Humanas Ltda, 1978.
_____. Negro: de bom escravo a mau cidadão? São Paulo: Conquista, 1977.
OLIVEIRA, Dennis de. Racismo estrutural: uma perspectiva histórico-crítica. São Paulo: Dandara, 2021.
ŽIŽEK, Slavoj. Contra os direitos humanos! Blog da Boitempo, 2013. Disponível em: <https://blogdaboitempo.com.br/2013/03/14/contra-os-direitos-humanos-artigo-de-slavoj-zizek/>
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Matérias assinadas não expressam necessariamente a posição do coletivo da revista e são de exclusiva responsabilidade do(a)s respectivo(a)s autore(a)s.
Ao enviar seus textos, o(a)s autore(a)s cedem seus direitos à Lutas Sociais, que autoriza, com prévia permissão do Comitê Editorial, a reprodução das publicações, desde que conste o crédito de referência.