Resenha do livro “Odeio os indiferentes: escritos de 1917”, de Antonio Gramsci
DOI:
https://doi.org/10.23925/ls.v25i46.52945Abstract
Como um vulcão em erupção, a escrita de Antonio Gramsci na obra Odeio os indiferentes: escritos de 1917, não passa incólume a nenhum leitor, favorável ou não aos seus pensamentos. A edição recentemente publicada pela Boitempo trás 21 dos 289 artigos publicados pelo filósofo marxista italiano no ano de 1917, muitos deles publicados nos jornais socialistas Avanti! e Il Grido del Popolo e no folhetim La Città futura, pertencente à Federação Juvenil Socialista. Dez dos 21 artigos são inéditos em língua portuguesa, de tal sorte que a publicação do livro se trata de um verdadeiro presente aos estudiosos e demais leitores da obra de Gramsci. Gestados no calor dos acontecimentos que tomaram o solo russo no ano de 1917, os breves, porém densos, textos abordam a experiência revolucionária que deu origem ao comunismo naquele país.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Lutas Sociais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Matérias assinadas não expressam necessariamente a posição do coletivo da revista e são de exclusiva responsabilidade do(a)s respectivo(a)s autore(a)s.
Ao enviar seus textos, o(a)s autore(a)s cedem seus direitos à Lutas Sociais, que autoriza, com prévia permissão do Comitê Editorial, a reprodução das publicações, desde que conste o crédito de referência.