Trinta anos depois, outro reencontro – notas para outro debate
DOI:
https://doi.org/10.23925/ls.v0i19/20.18757Palabras clave:
mariategui, descolonialismo,Resumen
Desde o lançamento de Reencontro e Debate, há trinta anos, o padrão de poder mundial passou por profundas e significativas transformações. Abriram-se questões acerca da crise do “materialismo histórico” – a versão eurocentrista da herança intelectual e política de Marx que desnaturalizou suas propostas teóricas convertendoas em uma doutrina – e a crise do despotismo burocrático, denominado “campo socialista”. Este artigo pretende recolocar alguns elementos do debate mariateguiano fundamentais para a renovação epistêmica, teórica e política em curso, confrontando as atuais tendências do poder mundial e as opções alternativas dos dominados/explorados/reprimidos do mundo.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Matérias assinadas não expressam necessariamente a posição do coletivo da revista e são de exclusiva responsabilidade do(a)s respectivo(a)s autore(a)s.
Ao enviar seus textos, o(a)s autore(a)s cedem seus direitos à Lutas Sociais, que autoriza, com prévia permissão do Comitê Editorial, a reprodução das publicações, desde que conste o crédito de referência.