Salazar: uma longa ditadura derrotada pelo colonialismo
DOI:
https://doi.org/10.23925/ls.v18i32.25696Palabras clave:
Salazar, ditadura, fascismo, colonialismo.Resumen
A ditadura de António de Oliveira Salazar, que durou trinta e seis anos, foi uma das maislongas da Europa e se baseava no lema saber durar. Para tanto, Salazar controlava com mãode ferro os seus ministros e mantinha Portugal à margem da industrialização, evitando osurgimento da classe operária e consequentemente a luta de classes. Defendia a estratégiade um Portugal horta e pomar da Europa. A manutenção do colonialismo, principalmenteo africano, lhe deu forças para levar adiante seu regime fascista, já que tais mercadosultramarinos ajudavam a aliviar a pressão interna lusitana. Foi o próprio colonialismo que oderrotou ao politizar as Forças Armadas.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Matérias assinadas não expressam necessariamente a posição do coletivo da revista e são de exclusiva responsabilidade do(a)s respectivo(a)s autore(a)s.
Ao enviar seus textos, o(a)s autore(a)s cedem seus direitos à Lutas Sociais, que autoriza, com prévia permissão do Comitê Editorial, a reprodução das publicações, desde que conste o crédito de referência.