A questão racial, a universidade e a (in)consciência negra

Autores/as

  • Renata Gonçalves Doutora em Ciências Sociais; professora da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista-SP, Brasil.
  • Gabrielle Ambar Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista- SP.

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v19i34.25767

Palabras clave:

Universidade, cotas raciais, racismo.

Resumen

Este artigo problematiza a inserção de estudantes negro(a)s na universidade brasileira. Se, por um lado, houve a ampliação do acesso de jovens negro(a)s das camadas populares às universidades públicas; por outro, estas instituições parecem não estar preparadas pararecebê-los, tanto no que diz respeito às políticas de permanência como no que tange à criaçãode um ambiente acadêmico que acolha a diversidade e a pluralidade. Examinaremos o caso da Universidade Federal de São Paulo, exatamente por se tratar de uma das instituições deensino superior nas quais este esforço de integração se realiza com intensidade.

Publicado

2015-07-01

Cómo citar

Gonçalves, R., & Ambar, G. (2015). A questão racial, a universidade e a (in)consciência negra. Lutas Sociais, 19(34), 202–213. https://doi.org/10.23925/ls.v19i34.25767

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