Teoria e movimento – do movimento estudantil ao feminismo camponês e popular: encontros com Saffioti

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v23i43.52173

Palabras clave:

relação teoria e ação política, militância feminista, história de vida, estudos feministas.

Resumen

Esse artigo parte da lógica que a história de vida não é algo isolado das relações sociais, para discutir a pertinência da construção teórica de Saffioti, tanto no sentido de contribuir para a análise da realidade como para apontar caminhos organizativos. Seu objetivo é discutir a relação entre teoria e ação política como parte da arte de tecer a realidade social. A partir da técnica conhecida como história de vida, buscou-se apresentar como as obras dessa autora contribuem para a compreensão da realidade ligada à vida da militante. Em um segundo momento, buscamos apresentar debates que temos vivenciado em vários espaços de atuação, que são sobre como se dão as relações sociais entre classe/gênero/raça/etnia, em especial na nossa realidade brasileira. Para isso o resgate do nó de Saffioti nos parece fundamental. E, por último, a título de provocar a reflexão, buscou-se debater a relação teoria e ação política para transformação da realidade.

Biografía del autor/a

Michela Calaça, Universidade Federal de Campina Grande-PB

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS/UFCG), Campina Grande-PB. Brasil. Militante do Movimento de Mulheres Camponesas, Mossoró-RN, Brasil.

Publicado

2021-01-05

Cómo citar

Calaça, M. (2021). Teoria e movimento – do movimento estudantil ao feminismo camponês e popular: encontros com Saffioti. Lutas Sociais, 23(43), 296–310. https://doi.org/10.23925/ls.v23i43.52173