Antonieta de Barros e a educação como estratégia antirracista

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v26i49.62431

Palabras clave:

Antonieta de Barros; Educação; antirracismo; emancipação feminina.

Resumen

Este artigo visa introduzir os/as leitores/as à vida e obra da intelectual negra Antonieta de Barros, também conhecida pelo pseudônimo “Maria da Ilha”. Nascida em Santa Catarina foi jornalista, educadora e uma das primeiras mulheres eleitas no Brasil, sendo a primeira mulher negra a assumir um mandato popular. Dedicou sua vida à defesa da emancipação feminina e da educação, promovendo a alfabetização de adultos pobres. Desafiou todos os padrões de um estado racista, misógino e conservador no início do século XX, sofrendo fortes retaliações por ousar ocupar espaços até então negados à população negra, especialmente às mulheres. Escreveu o projeto de lei que instituiu o Dia do Professor em Santa Catarina, oficializado 20 anos mais tarde em todo o país. Recentemente, têm sido essenciais as pesquisas que buscam resgatar as contribuições e o legado de Antonieta, que também defendia a difusão da cultura negra em seu estado natal e no Brasil.

Biografía del autor/a

Daiana da Silva, Estudios Afrolatino-Americanos e Caribenhos do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO)

Amefricana, afrofeminista, mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, estudante do curso Estudios Afrolatino-Americanos e Caribenhos do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO). Professora na Educação Infantil do município de Nova Iguaçu-RJ e professora de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Christiane dos Santos Luciano , Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis-SC, Brasil.

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Publicado

2024-09-27

Cómo citar

da Silva, D. ., & dos Santos Luciano , C. . (2024). Antonieta de Barros e a educação como estratégia antirracista . Lutas Sociais, 26(49), 284–296. https://doi.org/10.23925/ls.v26i49.62431