Núcleo de Estudos de Ideologias e Lutas Sociais

Logo do Neils 20 Anos PESQUISADORES LINHAS 
DE
PESQUISA
TESES

DISSERTAÇÕES 
PUBLICAÇÕES LINKS ACONTECEU

Teses e Dissertações

O NEILS começou suas atividades em 1995. Naquele momento, o núcleo contava com um mestre, Antonio Carlos Moraes; e um doutor, Lúcio Flávio Rodrigues de Almeida, que orientou a maioria das pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo. No final de 1995, houve a primeira defesa de mestrado de um membro do NEILS: Jair Pinheiro. No ano seguinte, 1996, Antonio Carlos Moraes, já mestre, foi o primeiro a defender tese de doutorado. Desde então, muitas outras pesquisas foram desenvolvidas e concluídas. Outras estão em andamento.

Abaixo segue, em ordem descrente, a produção do Núcleo. Optamos por colocar apenas os pesquisadores que continuam vinculados ao NEILS e que desenvolvem as mais diversas atividades junto ao Núcleo. Mais do que simples contagem de números, esta relação mostra a variedade de temas de pesquisas que envolvem os membros do NEILS há quase 20 anos. Muitas destas pesquisas foram transformadas em livros, capítulos de livros, artigos de revistas, comunicações em congressos etc. Procuramos tornar acessível o maior número de teses e dissertações produzidas pelos pesquisadores do NEILS.

Teses de Doutorado Concluídas

2015

Maíra Kubík Mano. Legislar sobre ?mulheres? - Relações de poder na Câmara Federal. Tese (Doutorado em Ciências Sociais), UNICAMP, Campinas-SP.

2014

Milton Pinheiro. O PCB e a ruptura da tradição: dos impasses das formulações do exílio ao exílio da política no Brasil (1971 - 1991), Tese (Doutorado em Ciência Política), PUC-SP.

2013

Alex Hilsenbeck. O MST no fio da navalha - dilemas, desafios e potencialidades da luta de classes. Tese (Doutorado em Ciência Política), UNICAMP, Campinas-SP.

2012

Vanderlei Elias Nery. A campanha das diretas: ação política e ideologia. Tese (Doutorado em Ciências Sociais), PUC-SP.

2011

Débora Goulart. O Anticapitalismo do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto. Tese (Doutorado em Ciências Sociais), UNESP, Marília-SP.

Luís Antônio Vital Gabriel. O PT e a luta de classes no Brasil contemporâneo: o acúmulo petista de forças a favor da dominação burguesa. Tese (Doutorado em Ciências Sociais), PUC-SP.

Marcelo Buzetto. "Guerra de todo o povo": a influência das lutas políticas e sociais na nova doutrina de defesa nacional da Venezuela. Tese (Doutorado em Ciências Sociais), PUC-SP.

2010

Angélica Lovatto. Os Cadernos do Povo Brasileiro e o debate nacionalista nos anos 1960: um projeto de revolução brasileira. Tese (Doutorado em Ciências Sociais), PUC-SP.

José Alfonso Klein. Poder Político e Lutas de Classes na Venezuela (1989-2009). Tese (Doutorado em Ciências Sociais)

2009

José Rubens Mascarenhas de Almeida. Globalização: a nova retórica do velho imperialismo - uma abordagem do imperialismo dos séculos XX-XXI. Tese (Doutorado em Ciências Sociais), PUC-SP.

2006

Rogata Soares Del Gaudio. Concepções de nação e estado nacional dos docentes de Geografia - Belo Horizonte no final do segundo milênio. Tese (Doutorado em Geografia), UFMG, Belo Horizonte-MG.

Cloves Barbosa. Estado burguês, políticas orçamentárias participativas e participação popular: reprodução e mudança na ordem social. Tese (Doutorado em Ciências Sociais), PUC-SP.

Ramon Casas Vilarino. Os Acordos de Roboré - Brasil, Bolívia e as Questões do Petróleo, Desenvolvimento e Dependência no final dos anos 1950. Tese (Doutorado em Ciências Sociais), PUC-SP

Célia Maria da Motta. O modelo neoliberal brasileiro e o setor elétrico - reestruturação e crises (1995-2005). Tese (Doutorado em Ciências Sociais), PUC-SP.

2005

Renata Gonçalves. Vamos Acampar? A luta pela terra e a busca pelo assentamento de novas relações de gênero no MST do Pontal do Paranapanema. Tese (Doutorado em Ciências Sociais), UNICAMP, Campinas-SP.

2004

Joana Aparecida Coutinho. ONGs e Políticas Neoliberais no Brasil. Tese (Doutorado em Ciências Sociais), PUC-SP.

Célia Regina Congilio Borges. Através do Brasil: taylorismos, fordismos e toyotismos. Tese (Doutorado em Ciências Sociais), PUC-SP.

Eliel Ribeiro Machado. Mal-estar da democracia no Brasil e na Argentina: lutas sociais na contramão do neoliberalismo. Tese (Doutorado em Ciências Sociais), PUC-SP.

2003

Waldir José Rampinelli. A política externa de Juscelino Kubitschek: as relações perigosas entre o nacional-desenvolvimentismo e o colonialismo português. Tese (Doutorado em Ciências Sociais), PUC-SP

2002

Paulo Barsotti. Marx: defensor do estado? O estado, a política e o bonapartismo no pensamento marxiano. Tese (Doutorado em História Econômica), USP, São Paulo-SP.

Zulene Muniz Barbosa. Maranhão, Brasil: luta de classe e reeestruturação produtiva em uma nova de transnacionalização do capitalismo. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – PUC-SP.

2001

Ilse Gomes Silva. Participação popular e reforma do Estado Brasileiro nos anos 1990: contradições e impasses. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – PUC-SP. 

2000

Jair Pinheiro. Ação política, ideologias e interesses: o caso do município de São Paulo no período 1989-96. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. CNPq.

1996

Antonio Carlos Moraes. Capitalismo, Crise e Estado. Tese (Doutorado em Ciências Sociais), PUC-SP.

1990

Lúcio Flávio de Almeida. Estado-nação e ideologia nacional. Tese (Doutorado em Ciências Sociais), UNICAMP, Campinas-SP.

Dissertações de Mestrado Concluídas

2015

Edilson Montrose. Interesses da fração bancário-financeira no Congresso Nacional (2003-2015). Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais), PUC-SP.

2014

Débora Lessa. Docentes de IPES de São Paulo em tempos de precarização das relações de trabalho. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais), PUC-SP.

2013

Gustavo Menon. A "Revolução Cidadã": o governo Rafael Correa e os movimentos indígenas no Equador. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais), PUC-SP.

Pedro Paulo Bocca. Livre-comércio dependente, lutas sociais e a formação de um campo antineoliberal na América Latina. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais), PUC-SP.

2010

Maíra Kubik Mano. Deserto verde, imprensa marrom: o protagonismo das mulheres nas páginas da imprensa. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais), PUC-SP.

2008

John Kennedy Ferreira. A questão indígena-camponesa e a luta pelo socialismo: apontamentos sobre a contribuição de José Carlos Mariátegui. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais), PUC-SP.

2007

Alex Hilsenbeck. Abaixo e à esquerda: Uma análise histórico-social da práxis do Exército Zapatista de Libertação Nacional. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais), UNESP, Marília-SP.

2004

Claudilene Pereira de Souza. Vivendo e aprendendo a lutar: lutas de massa e formação política no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais), PUC-SP.

Julia Gomes e Souza. Teoria voltada para a ação: aspectos do pensamento de Celso Furtado no pré-1964. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais), PUC-SP.

2003

Claudete Pagotto. Ajustes e rupturas: cooperativismo e lutas sociais no Brasil contemporâneo. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais), PC-SP.

2002

Marcelo Buzetto. O antiimperialismo na luta do MST: questão agrária e questão nacional na construção de um projeto popular para o Brasil. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) , PUC-SP.

2001

Célia Maria da Motta. Brasil pós-1988: uma inserção liberal? Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais), PUC-SP.

1999

Renata Gonçalves. Lutas sociais e relações de gênero: o processo de constituição do grupo de mulheres do São José. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais), PUC-SP.

José Rubens Mascarenhas de Almeida. De pasamontañas e paliacatis: a luta dos homens sem rosto - a construção do processo de contra-hegemonia pelo Exército Zapatista de Libertação Nacional. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais), PUC-SP.

1997

Célia Regina Congilio Borges. Reestruturação Produtiva e Luta de Classes: Impactos Político-Ideológicos. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais), PUC-SP

Rogata Soares Del Gaudio. Unidade e Fragmentação: O Movimento Separatista do Triângulo Mineiro. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais), PUC-SP.

1996

Angélica Lovatto. A Utopia Nacionalista de Hélio Jaguaribe: Os Tempos do Iseb. 1996. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais)

1995

Jair Pinheiro. Burocracia estatal e interesses de classes e corporativos: um estudo da Prefeitura Municipal de São Paulo no período 1989-92. 1995. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais), PUC-SP.

1984

Lúcio Flávio Rodrigues de Almeida. As redefinições do nacionalismo populista no Brasil (1930-1964). Dissertação (Mestrado em Ciência Política), Unicamp, Campinas-SP.

Teses e Dissertações em Andamento

2013

Cristiane de Castro e Almeida. Cidadania e ensino profissional: a Reforma Capanema e o projeto político do Estado Varguista. Tese (Doutorado em Ciências Sociais), PUC-SP.

2008

Julia Gomes e Souza. Estado, burguesia e política neoliberal: a indústria naval no Brasil entre 1990 e 2010. Doutorado em andamento em Ciência Política, Unicamp, Campinas-SP.