História, Música e Memória
DOI:
https://doi.org/10.23925/ls.v0i13/14.18670Palavras-chave:
Lutas sociais, ideologias, marxismo, movimentos sociais, EstadoResumo
Este artigo trata das relações entre os três conceitos do título,sendo quea música é trabalhada como fonte histórica para resgatar um pouco dedois movimentos até certo ponto opostos: a ditadura militar no Brasile ofim da ditadura em Portugal. Também se procura examinar como amemória se constituiu num espaço de lutas no qual a MPB desempenhouum importante papel ao gravar músicas cujos temas a censura e arepressão tentaram jogar no esquecimento.Referências
Brasileira. São Paulo: Perspectiva.
CARVALHO, O. S. de. (1975). Cinco meses mudaram Portugal. Lisboa: Portugália
Editora.
DOWNING, J. D. H. (2002). “A explosão portuguesa: o colapso da ditadura e do
colonialismo, 1974-1975.” In: Mídia Radical : rebeldia nas comunicações e
movimentos sociais. São Paulo: Senac São Paulo, páginas 311 a 343.
DREIFUSS, R. A. (1981). 1964: A Conquista do Estado – Ação Política, Poder e Golpe
de Classe. Petrópolis: Vozes.
DUBY, G. e LARDREAU, G. (1989). “A memória, e o que ela esquece”. In: Diálogos
sobre a Nova História. Lisboa: Don Quixote, páginas 61 a 74.
GALVÃO, W. N. (1976). “MMPB: Uma Análise Ideológica”. In: Saco de Gatos –
Ensaios Críticos. São Paulo: Livraria Duas Cidades.
GIL, G. (1996). Todas as Letras. Organização Carlos Rennó. São Paulo: Companhia
das Letras.
GRAMSCI, A. (1982). “A Formação dos Intelectuais”; “A Organização da Escola e da
Cultura”. In: Os Intelectuais e a Organização da Cultura. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira.
HALL, S. (1984). “Notas sobre la desconstrucción de ‘Lo Popular’ “. In: SAMUEL, R.
(Org.). História Popular y Teoria Socialista. Barcelona: Crítica/Grijalbo.
HOLLANDA, C. B. de. (2004). Chico Buarque, letra e música: incluindo Gol de Letras
de Humberto Werneck e Carta ao Chico de Tom Jobim. São Paulo: Companhia das
Letras.
LE GOFF, J. (1984). “Memória”. In: Enciclopédia Einaudi, volume I. Porto.
POULANTZAS, N. (1978). A Crise das ditaduras – Portugal, Grécia, Espanha. Rio de
Janeiro: Paz e Terra.
RAMPINELLI, W. (2002). “Por que a Revolução dos Cravos deixou de ser socialista?
(Entrevista com o tenente-coronel Otelo Saraiva de Carvalho)”. In Lutas Sociais.
São Paulo: Pulsar
__________. (2004) “As ditaduras envergonhada, escancarada e derrotada de Elio
Gaspari – Uma grande obra com grandes lacunas”. In Lutas Sociais. São Paulo:
NEILS.
SANTOS, B. de S. (1992). “A Crise Revolucionária de 1974-75”. In O Estado e a
Sociedade em Portugal (1974-1988). 2a edição. Lisboa: Afrontamento.
SCHWARZ, R. (2001). “Cultura e Política, 1964-1969”. In Cultura e Política. São
Paulo: Paz e Terra.
TINHORÃO, J. R. (1978). Pequena História da Música Popular. Petrópolis: Vozes.
VILARINO, R. C. (2002). A MPB em movimento: música, festivais e censura. 4a.
edição. São Paulo: Olho D’Água.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Matérias assinadas não expressam necessariamente a posição do coletivo da revista e são de exclusiva responsabilidade do(a)s respectivo(a)s autore(a)s.
Ao enviar seus textos, o(a)s autore(a)s cedem seus direitos à Lutas Sociais, que autoriza, com prévia permissão do Comitê Editorial, a reprodução das publicações, desde que conste o crédito de referência.