Cinema e revolução: o construtivismo russo e a montagem dialética, bases da pedagogia política das imagens de Eisenstein

Autores

  • Natalício Batista Jr. PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v21i39.35878

Palavras-chave:

Construtivismo russo, montagem dialética, pedagogia das imagens, Serguei Eisenstein.

Resumo

O construtivismo russo e a montagem dialética das imagens constituem as bases da prática e do pensamento do cinema vanguardista do diretor soviético, Serguei Eisenstein. No contexto das lutas e transformações desencadeadas pela Revolução Russa de 1917, o cinema soviético conquista destaque internacional. O cinema de Serguei Eisenstein experimenta os métodos de montagem e se aproxima dos temas socialistas e marxistas. O artigo apresenta as características da produção de Eisenstein, suas contribuições para a o cinema soviético e o sentido pedagógico e político da montagem de atrações em seus filmes, A Greve (1924), O Encouraçado Potemkin (1925) e Outubro (1927).

Biografia do Autor

Natalício Batista Jr., PUC-SP

Doutorando em Ciências Sociais pela PUC-SP, São Paulo-SP, Brasil.

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

Batista Jr., N. (2017). Cinema e revolução: o construtivismo russo e a montagem dialética, bases da pedagogia política das imagens de Eisenstein. Lutas Sociais, 21(39), 64–76. https://doi.org/10.23925/ls.v21i39.35878