Tão atual quanto urgente: encontros com o legado de Heleieth Saffioti e sua necessária complexidade teórica-política
DOI:
https://doi.org/10.23925/ls.v23i43.52174Palavras-chave:
Prêmio Heleieth Saffioti, feminismo, trabalho, capitalismo, patriarcado, racismo.Resumo
Este texto relata (re)encontros teóricos e políticos com a obra e legado de Heleieth Saffioti (1934-2010). A partir de memórias sobre a homenagem concedida em 2019, no prêmio que leva o nome da pesquisadora feminista, criado em 2012 na Câmara Municipal de São Paulo, busco recuperar o sentido mobilizador de suas contribuições e situar o exercício coletivo e militante de apreender, parcial e provisoriamente, a complexidade e grandeza que marcam a obra da autora. Passados cinquenta anos desde que foi publicado, A mulher na sociedade de classes: mito e realidade se confirmou a partir de então como um livro não somente pioneiro, mas também indispensável para a análise das condições da mulher no mundo do trabalho no Brasil, para o desafio de compreender a imbricação entre classe, sexo e raça na sociedade brasileira. O encontro com o legado de Saffioti se mostra uma tarefa tão atual quanto urgente.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Matérias assinadas não expressam necessariamente a posição do coletivo da revista e são de exclusiva responsabilidade do(a)s respectivo(a)s autore(a)s.
Ao enviar seus textos, o(a)s autore(a)s cedem seus direitos à Lutas Sociais, que autoriza, com prévia permissão do Comitê Editorial, a reprodução das publicações, desde que conste o crédito de referência.