Uma leitura de O poder do macho, de Heleieth Saffioti
DOI:
https://doi.org/10.23925/ls.v23i43.52176Palavras-chave:
patriarcado-capitalismo-racismo, dominação e exploração, feminismo.Resumo
A obra de Heleieth Saffioti é marcada por uma fecunda e abrangente produção, com contribuições que se articulam pela chave de análise patriarcado-capitalismo-racismo, assim como por uma preocupação em afirmar uma contribuição feminista, ou seja, orientada para a luta das mulheres. Neste texto, a partir de um diálogo com o livro O poder do macho, busco refletir sobre as contribuições trazidas por esta obra pensada como uma escrita para não iniciados, e o lugar ocupado por ela na maturação de minha apreensão de um caminho explicativo para a dominação e exploração das mulheres. Esta é a obra por meio da qual tomo contato com Saffioti. Suas preocupações e contribuições para uma interpretação da realidade brasileira que ao problematizar a presença das mulheres na teoria, propõe outras compreensões sobre o Brasil.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Matérias assinadas não expressam necessariamente a posição do coletivo da revista e são de exclusiva responsabilidade do(a)s respectivo(a)s autore(a)s.
Ao enviar seus textos, o(a)s autore(a)s cedem seus direitos à Lutas Sociais, que autoriza, com prévia permissão do Comitê Editorial, a reprodução das publicações, desde que conste o crédito de referência.