Financeirização do imobiliário no Brasil: uma análise dos agentes envolvidos nas operações de securitização (2005-2020)

Autores

  • João Bosco Moura Tonucci Filho Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) e Faculdade de Ciências Econômicas (FACE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) https://orcid.org/0000-0002-4298-455X
  • Ramon da Silva Torres Doutorando Cedeplar/FACE/UFMG
  • Renan Pereira Almeida Professor PDGPlat/UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.1590/2236-9996.2022-5302

Palavras-chave:

Financeirização, Crédito habitacional, Sistema Financeiro Imobiliário, Fundos de Investimento Imobiliário, Securitização

Resumo

Este trabalho busca explorar o do processo de financeirização do imobiliário no Brasil sob o prisma da securitização e outros mecanismos financeiros criados no sentido de conectar o mercado financeiro e o mercado imobiliário. O estudo baseia-se na análise dos principais atores envolvidos nessas operações, pontuando as especificidades no comportamento desses agentes em uma economia periférica. Para tal, fundamenta-se na análise de uma base de dados sobre as operações de securitização no Brasil de 2005-2020. Foi possível constatar a capacidade limitada desses mecanismos financeiros de financiar a habitação. Ademais, tem cumprido um papel fundamental para o setor financeiro: a aceleração do ciclo de reprodução capital no setor imobiliário e a absorção crescente da riqueza imobiliária sob fundos de investimento.

Biografia do Autor

João Bosco Moura Tonucci Filho, Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) e Faculdade de Ciências Econômicas (FACE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

João Bosco Moura Tonucci Filho é bacharel em Ciências Econômicas (UFMG), mestre em Arquitetura e Urbanismo (USP) e doutor em Geografia (UFMG). Realizou estágio doutoral no City Institute da York University, Toronto. É Professor Adjunto de Economia Regional e Urbana do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional e da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (Cedeplar/FACE/UFMG). É também professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (NPGAU/EA/UFMG), e pesquisador do Núcleo Belo Horizonte do INCT Observatório das Metrópoles.

Downloads

Publicado

2021-11-26

Edição

Seção

Artigos