Financeirização do imobiliário no Brasil: uma análise dos agentes envolvidos nas operações de securitização (2005-2020)
DOI:
https://doi.org/10.1590/2236-9996.2022-5302Palavras-chave:
Financeirização, Crédito habitacional, Sistema Financeiro Imobiliário, Fundos de Investimento Imobiliário, SecuritizaçãoResumo
Este trabalho busca explorar o do processo de financeirização do imobiliário no Brasil sob o prisma da securitização e outros mecanismos financeiros criados no sentido de conectar o mercado financeiro e o mercado imobiliário. O estudo baseia-se na análise dos principais atores envolvidos nessas operações, pontuando as especificidades no comportamento desses agentes em uma economia periférica. Para tal, fundamenta-se na análise de uma base de dados sobre as operações de securitização no Brasil de 2005-2020. Foi possível constatar a capacidade limitada desses mecanismos financeiros de financiar a habitação. Ademais, tem cumprido um papel fundamental para o setor financeiro: a aceleração do ciclo de reprodução capital no setor imobiliário e a absorção crescente da riqueza imobiliária sob fundos de investimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 João Bosco Moura Tonucci Filho, Ramon da Silva Torres, Renan Pereira Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista não tem condições de pagar direitos autorais nem de distribuir separatas.
O Instrumento Particular de Autorização e Cessão de Direitos Autorais, datado e assinado pelo(s) autor(es), deve ser transferido no passo 4 da submissão (Transferência de Documentos Suplementares). Em caso de dúvida consulte o Manual de Submissão pelo Autor.
O conteúdo do texto é de responsabilidade do(s) autor(es).