Financeirização do imobiliário no Brasil: uma análise dos agentes envolvidos nas operações de securitização (2005-2020)
DOI :
https://doi.org/10.1590/2236-9996.2022-5302Mots-clés :
Financeirização, Crédito habitacional, Sistema Financeiro Imobiliário, Fundos de Investimento Imobiliário, SecuritizaçãoRésumé
Este trabalho busca explorar o do processo de financeirização do imobiliário no Brasil sob o prisma da securitização e outros mecanismos financeiros criados no sentido de conectar o mercado financeiro e o mercado imobiliário. O estudo baseia-se na análise dos principais atores envolvidos nessas operações, pontuando as especificidades no comportamento desses agentes em uma economia periférica. Para tal, fundamenta-se na análise de uma base de dados sobre as operações de securitização no Brasil de 2005-2020. Foi possível constatar a capacidade limitada desses mecanismos financeiros de financiar a habitação. Ademais, tem cumprido um papel fundamental para o setor financeiro: a aceleração do ciclo de reprodução capital no setor imobiliário e a absorção crescente da riqueza imobiliária sob fundos de investimento.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés João Bosco Moura Tonucci Filho, Ramon da Silva Torres, Renan Pereira Almeida 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
A revista não tem condições de pagar direitos autorais nem de distribuir separatas.
O Instrumento Particular de Autorização e Cessão de Direitos Autorais, datado e assinado pelo(s) autor(es), deve ser transferido no passo 4 da submissão (Transferência de Documentos Suplementares). Em caso de dúvida consulte o Manual de Submissão pelo Autor.
O conteúdo do texto é de responsabilidade do(s) autor(es).