Mobilidade, cidadania e desigualdade: analisando a infraestrutura cicloviária do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2236-9996.2024-6012

Palavras-chave:

infraestrutura cicloviária, ciclovia, mobilidade urbana, Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo relaciona o conceito de cidadania com o da mobilidade urbana, desdobrando-se na mobilidade por bicicletas. Para tanto, é feita uma análise da distribuição da infraestrutura cicloviária na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Busca-se relacionar a distribuição socioespacial da população no território com a infraestrutura cicloviária disponível. O trabalho investigou a extensão e a qualidade dessas infraestruturas em dois bairros distintos territorial e socialmente: Bangu e Copacabana. Apontou-se a concentração de infraestrutura cicloviária em extensão e qualidade nos bairros de maior renda no Rio de Janeiro (Copacabana) e de menor extensão e qualidade na periferia (Bangu), relacionando a distinção da existência, da extensão e da qualidade das infraestruturas cicloviárias no território carioca com maior ou menor cidadania.

Biografia do Autor

Filipe Ungaro Marino, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Escola Superior de Desenho Industrial, Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Petrópolis, RJ/Brasil.

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Publicado

2024-06-04

Como Citar

Marino, F. U. (2024). Mobilidade, cidadania e desigualdade: analisando a infraestrutura cicloviária do Rio de Janeiro. Cadernos Metrópole, 26(60), 663–684. https://doi.org/10.1590/2236-9996.2024-6012