Mobilidade, cidadania e desigualdade: analisando a infraestrutura cicloviária do Rio de Janeiro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/2236-9996.2024-6012

Palabras clave:

infraestrutura cicloviária, ciclovia, mobilidade urbana, Rio de Janeiro

Resumen

Este artigo relaciona o conceito de cidadania com o da mobilidade urbana, desdobrando-se na mobilidade por bicicletas. Para tanto, é feita uma análise da distribuição da infraestrutura cicloviária na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Busca-se relacionar a distribuição socioespacial da população no território com a infraestrutura cicloviária disponível. O trabalho investigou a extensão e a qualidade dessas infraestruturas em dois bairros distintos territorial e socialmente: Bangu e Copacabana. Apontou-se a concentração de infraestrutura cicloviária em extensão e qualidade nos bairros de maior renda no Rio de Janeiro (Copacabana) e de menor extensão e qualidade na periferia (Bangu), relacionando a distinção da existência, da extensão e da qualidade das infraestruturas cicloviárias no território carioca com maior ou menor cidadania.

Biografía del autor/a

Filipe Ungaro Marino, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

 

Filipe Ungaro Marino es arquitecto y urbanista (UNICAMP - 2004) y profesor adjunto del Departamento de Arquitectura y Urbanismo de la Universidad del Estado de Río de Janeiro (DAU/ESDI/UERJ). Tiene un doctorado en urbanismo (PROURB/UFRJ - 2019), una maestría en Planificación Urbana y Regional (IPPUR/UFRJ - 2013) y una especialización en Política y Planificación Urbana (IPPUR/UFRJ - 2007). Se especializa en Diseño Arquitectónico, Movilidad Urbana e Infraestructura Urbana. Tiene énfasis en movilidad activa, micromovilidad, infraestructura urbana y de transporte, redes urbanas y grandes proyectos.

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Publicado

2024-06-04

Cómo citar

Marino, F. U. (2024). Mobilidade, cidadania e desigualdade: analisando a infraestrutura cicloviária do Rio de Janeiro. Cadernos Metrópole, 26(60), 663–684. https://doi.org/10.1590/2236-9996.2024-6012