Raízes Profundas na Estrutura Musical

O Brasil do Século XXI e a Europa do Século XVII na Dualidade de “Me Gusta”

Autores

  • Gabriel Vasconcelos Salviano Centro Universitário Belas Artes

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-5023.2021.n7.e66620

Palavras-chave:

Decolonial, Hegemonia Cultural, América Latina, Anitta

Resumo

Este artigo tem como objetivo determinar como a música pop atual articula o esforço contra-hegemônico do decolonialismo estando inserida em um espaço regido pela mesma potência cultural que busca combater. O objeto utilizado neste estudo para determinar os aspectos vitais deste embate é música intitulada Me Gusta, lançada em 18 de setembro de 2020 pela cantora pop brasileira Anitta, em parceria com a rapper de ascendência dominicana e trinidadiana Cardi B e o cantor e rapper porto-riquenho Myke Towers. Tal escolha se justifica exatamente por se tratar de uma obra criada e interpretada por artistas latino-americanos, que buscam enfatizar a identidade cultural local em sua produção, mas que se encontra inserida no mercado mundial da cultura pop, atingindo consumo massificado internacionalmente enquanto produto cultural.

Biografia do Autor

Gabriel Vasconcelos Salviano, Centro Universitário Belas Artes

Gabriel Vasconcelos é bacharel em Artes Interdisciplinares (Universidade Federal da Bahia), pós-graduado em História da Arte (Faculdade Belas Artes), professor de Teoria Musical e Prática do Violoncelo

Referências

ABLETON. Drop It: The Kick in Electronic Music. Berlin. 2019. Disponível em <https://www.ableton.com/en/blog/drop-it-kick-electronic-music/> Acessado em 15/01/2021

BERNSTEIN, Guilherme. A Evolução para o Ostinato Modernista. UNIRIO, Rio de Janeiro, 2008

BITONDI, Matheus. Apostila de Harmonia. São Paulo. 2015

BISHKO, Andrew. Hearing the Difference between Major and Minor Keys. Musical U. Disponível em: <https://www.musical-u.com/learn/major-minor-keys/> Acessado em 15/01/2021

ELIZALDE, Paz. FIGUEIRA, Patrícia e QUINTERO, Pablo. Uma breve história dos estudos decoloniais. MASP, São Paulo, 2019.

EXPOSITO, Suzy. Anitta, Cardi B and Myke Towers Take Brazil in New ‘Me Gusta’ Video. Rolling Stone, 18 de Setembro de 2020. Disponível em: <https://www.rollingstone.com/music/music-latin/anitta-me-gusta-cardi-b-myke-towers-1058248/>. Acesso em 29/09/2020

EWELL, Philip A. Music Theory and the White Racial Frame. Society For Music Theory, Indiana, Setembro de 2020

HEARING the Difference Between Major and Minor Keys. Musical-U. 14 de fevereiro de 2017. Disponível em: <https://www.musical-u.com/learn/major-minor-keys/> Acesso em 29/09/2020

GROUT, Donald. PALISCA, Claude. História da Música Ocidental (5ª edição) Lisboa: Gradiva, Novembro de 2007.

MARCONDES, João. O Que É Clave? Souza Lima Musical. 23 de Maio de 2019. Disponível em: <https://souzalima.com.br/blog/o-que-e-clave/> Acesso em 29/09/2020

MARQUES, Lorena de Lima. Salvador, 470 anos: Diáspora, Religiosidade e Resistência. Fundação Cultural Palmares. Salvador. 2019. Disponível em <https://www.palmares.gov.br/?p=53773> Acessado em 12/01/2023

MED, Bohumil. Teoria da Música (4ª edição). Musimed, Brasília DF 1996.

NEIRA, Luz Garcia. A Invenção da Moda Brasileira. Caligrama. São Paulo. 2008. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/caligrama/article/view/68123> Acessado em 12/01/2023

SALVADOR é a capital mais negra do país aponta IBGE, G1, 14 de Novembro de 2011. Disponível em: <http://g1.globo.com/bahia/noticia/2011/11/salvador-e-capital-mais-negra-do-pais-aponta-ibge.html>. Acesso em 29/09/2020

SCHNEIDER, Britta. HEYD, Theresa (Org.). Bloomsbury World Englishes. Bloomsbury. Londres 2021

SCHOENBERG, Arnold. Harmonia. Fundação Editora UNESP (FEU). São Paulo 2001.

STOVER, Chris. The Clave Matrix: Afro-Cuban Rhythm: Its Principles and Origins. Arizona State University, Janeiro de 2012

Fonte: publicado na plataforma Youtube. Cena do videoclipe de Me Gusta

Downloads

Publicado

2023-08-22 — Atualizado em 2023-06-20

Versões