Contribuições da Teoria dos Campos Conceituais no processo formativo dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.23925/2238-8044.2022v11i1p20-29Palavras-chave:
Teoria dos Campos Conceituais, Estruturas aditivas, Anos iniciais, Abordagem Documental do DidáticoResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar representações de situações-problema de estruturas aditivas realizadas por crianças dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública do interior de São Paulo, no contexto da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, no âmbito da Abordagem Documental do Didático (ADD), constructo teórico desenvolvido por Luc Trouche. A Teoria dos Campos Conceituais foi elaborada para explicar o processo das estruturas aditivas, multiplicativas, álgebra e relação entre número-espaço. Tendo, para esse artigo o principal aporte teórico Vergnaud (1985), que traz as representações, conceito e esquemas para a compreensão da evolução do conhecimento das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. Assim, iniciamos fazendo uma contextualização das ideias da estrutura aditiva para compreensão das situações-problema apresentadas em seu desenvolvimento no campo do conhecimento.
Referências
MOREIRA, M. A. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud, o ensino de ciências e a pesquisa nesta área. Investigações em Ensino de Ciências. v.7, n.1, 2002, p. 7-29. Disponível em <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/569/361>.
Acesso em: 18 set. 2021.
TROUCHE, L.; GUEUDET G.; PEPIN, B.; ROCHA, C. A. A abordagem documental do didático. DAD-Multilingual, 2020. ffhal-02664943v2f Disponível em < https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-02664943v2/document > . Acesso em 20 set. 2021.
VERGNAUD, G. Piaget e Vygotsky em Gérard Vergnaud Teoria dos Campos Conceituais. GEEMPA, 2017.
VERGNAUD, G. O que é aprender? In. BITTAR, M.; MUNIZ, C.A. (Orgs.) A aprendizagem matemática na perspectiva da teoria dos campos conceituais. Curitiba: CRV, 2009.
VERGNAUD, G. A gênese dos campos conceituais. In. EP Grossi (Ed) Por que ainda há quem não aprende? A teoria. Petrópolis, Vozes, 2003.
VERGNAUD. G. La théorie des champs conceptuels. Recherches en Didactique des Mathématiques, 10 (23): 1990, p.133-170.
VERGNAUD, G. Concepts et schèmes dans une théorie opératoire de la répresentation. Psychologie Française, 30, 1985, p. 245-252. (Traduzido por Maria Lucia Faria Moro, com revisão de Luca Rischbieter e Maria Tereza Carneiro Soares, do original em francês).