Contribuições da Teoria dos Campos Conceituais no processo formativo dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2022v11i1p20-29

Palavras-chave:

Teoria dos Campos Conceituais, Estruturas aditivas, Anos iniciais, Abordagem Documental do Didático

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar representações de situações-problema de estruturas aditivas realizadas por crianças dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública do interior de São Paulo, no contexto da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, no âmbito da Abordagem Documental do Didático (ADD), constructo teórico desenvolvido por Luc Trouche.  A Teoria dos Campos Conceituais foi elaborada para explicar o processo das estruturas aditivas, multiplicativas, álgebra e relação entre número-espaço. Tendo, para esse artigo o principal aporte teórico Vergnaud (1985), que traz as representações, conceito e esquemas para a compreensão da evolução do conhecimento das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. Assim, iniciamos fazendo uma contextualização das ideias da estrutura aditiva para compreensão das situações-problema apresentadas em seu desenvolvimento no campo do conhecimento.

Biografia do Autor

VALDETE APARECIDA DO AMARAL MINÉ, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda no Programa de Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Cursou Mestrado em Educação na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2013). Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2019). Graduação em Matemática pela Faculdades Osvaldo Cruz (2001). Graduação em Ciências Contábeis pela Unifaat (1997). Membro do grupo de pesquisa "O elementar e o superior em Matemática" - PUC-SP. Foi orientadora de matemática da Rede Municipal de Atibaia (2001-2012), tutora no programa Pró-Letramento (2007-2009), formadora no PNAIC/UNESP (2013), orientadora de estudos no PNAIC/UNICAMP (2014-2015). Membro do Grupo de Sábado (2006-2020). Participou do projeto de pesquisa "Lesson Study: conhecimento e desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática" (2017-2019). Atuou como orientadora de Matemática da Rede Municipal de Atibaia (2001-2012). Professora dos anos iniciais há 23 anos e, atualmente é Coordenadora Pedagógica na EM Dr. José Aparecido Ferreira Franco, Rede Municipal de Atibaia.

SONIA BARBOSA CAMARGO IGLIORI, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em matemática pela PUC-SP na área de Análise Funcional, tendo sido orientada por Domingos Pisaneli. De 1995 a 1996 realizou, com apoio da CAPES, estágio pós doutoral na Université Paris VII, França. O estágio desenvolveu-se por meio de pesquisa em Didática da Análise com a supervisão de Michèle Artigue. É professora titular do Departamento de Matemática da PUC-SP. Durante os anos de 2000 a 2010 elaborou material didático, para as disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral e Análise Real, destinado ao curso de Licenciatura em Matemática na modalidade EAD. É professora permanente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP, tendo sido coordenadora desse Programa nos períodos de 1995 a 2005, e de 2011-2013. 

Referências

MOREIRA, M. A. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud, o ensino de ciências e a pesquisa nesta área. Investigações em Ensino de Ciências. v.7, n.1, 2002, p. 7-29. Disponível em <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/569/361>.

Acesso em: 18 set. 2021.

TROUCHE, L.; GUEUDET G.; PEPIN, B.; ROCHA, C. A. A abordagem documental do didático. DAD-Multilingual, 2020. ffhal-02664943v2f Disponível em < https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-02664943v2/document > . Acesso em 20 set. 2021.

VERGNAUD, G. Piaget e Vygotsky em Gérard Vergnaud Teoria dos Campos Conceituais. GEEMPA, 2017.

VERGNAUD, G. O que é aprender? In. BITTAR, M.; MUNIZ, C.A. (Orgs.) A aprendizagem matemática na perspectiva da teoria dos campos conceituais. Curitiba: CRV, 2009.

VERGNAUD, G. A gênese dos campos conceituais. In. EP Grossi (Ed) Por que ainda há quem não aprende? A teoria. Petrópolis, Vozes, 2003.

VERGNAUD. G. La théorie des champs conceptuels. Recherches en Didactique des Mathématiques, 10 (23): 1990, p.133-170.

VERGNAUD, G. Concepts et schèmes dans une théorie opératoire de la répresentation. Psychologie Française, 30, 1985, p. 245-252. (Traduzido por Maria Lucia Faria Moro, com revisão de Luca Rischbieter e Maria Tereza Carneiro Soares, do original em francês).

Downloads

Publicado

2022-06-02

Edição

Seção

Artigos