Contribuições da Teoria dos Campos Conceituais no processo formativo dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2022v11i1p20-29

Keywords:

Teoria dos Campos Conceituais, Estruturas aditivas, Anos iniciais, Abordagem Documental do Didático

Abstract

This article aims to present representations of problem-situations of additive structures carried out by children in the early years of elementary school in a public school in the interior of São Paulo, in the context of Vergnaud's Theory of Conceptual Fields, within the scope of the Documentary Approach to Didactics (ADD), theoretical construct  developed by Luc Trouche. The Theory of Conceptual Fields was designed to explain the process of additive and multiplicative structures, algebra and number-space relationship. Having, for this article, the main theoretical contribution Vergnaud (1985), which brings the representations, concept and schemes for understanding the evolution of knowledge of children in the early years of elementary school. Thus, we started by contextualizing the ideas of the additive structure to understand the problem-situations presented in its development in the field of knowledge.

Author Biographies

VALDETE APARECIDA DO AMARAL MINÉ, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda no Programa de Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Cursou Mestrado em Educação na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2013). Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2019). Graduação em Matemática pela Faculdades Osvaldo Cruz (2001). Graduação em Ciências Contábeis pela Unifaat (1997). Membro do grupo de pesquisa "O elementar e o superior em Matemática" - PUC-SP. Foi orientadora de matemática da Rede Municipal de Atibaia (2001-2012), tutora no programa Pró-Letramento (2007-2009), formadora no PNAIC/UNESP (2013), orientadora de estudos no PNAIC/UNICAMP (2014-2015). Membro do Grupo de Sábado (2006-2020). Participou do projeto de pesquisa "Lesson Study: conhecimento e desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática" (2017-2019). Atuou como orientadora de Matemática da Rede Municipal de Atibaia (2001-2012). Professora dos anos iniciais há 23 anos e, atualmente é Coordenadora Pedagógica na EM Dr. José Aparecido Ferreira Franco, Rede Municipal de Atibaia.

SONIA BARBOSA CAMARGO IGLIORI, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em matemática pela PUC-SP na área de Análise Funcional, tendo sido orientada por Domingos Pisaneli. De 1995 a 1996 realizou, com apoio da CAPES, estágio pós doutoral na Université Paris VII, França. O estágio desenvolveu-se por meio de pesquisa em Didática da Análise com a supervisão de Michèle Artigue. É professora titular do Departamento de Matemática da PUC-SP. Durante os anos de 2000 a 2010 elaborou material didático, para as disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral e Análise Real, destinado ao curso de Licenciatura em Matemática na modalidade EAD. É professora permanente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP, tendo sido coordenadora desse Programa nos períodos de 1995 a 2005, e de 2011-2013. 

References

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Published

2022-06-02

Issue

Section

Artigos