Educação financeira no ensino médio

uma sequência didática para o desenvolvimento da tomada de decisões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2022v11i1p51-62

Palavras-chave:

Educação financeira, Juros, Ensino médio, Sequência didática

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado, cujo tema de interesse é a Educação Financeira. Pretendemos responder à pergunta: “quais conhecimentos, matemáticos ou não, são mobilizados por alunos do Ensino Médio para a tomada de decisões financeiras críticas e complexas, frente a situações contextualizadas na realidade brasileira?”. Nossa sequência didática foi elaborada e analisada à luz da Teoria das Situações Didáticas, de Guy Brousseau, e aborda questões sobre a poupança, diferentes investimentos, endividamento, compras parceladas e poupança com investimentos mensais. Ao longo das atividades são trabalhados o cálculo de porcentagens, função exponencial, progressão geométrica e equações. A metodologia de pesquisa utilizada foi a Engenharia Didática, com a qual esperamos caracterizar um processo de aprendizagem potencialmente reprodutível para estes temas da Educação Financeira.

Biografia do Autor

FABIANA VENHOVEN MARTINS, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestranda em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui licenciatura em Matemática (2015) pela mesma universidade e graduação em Administração pela Universidade Ibirapuera (2004). Atualmente é professora de matemática no Colégio Emilie de Villeneuve para as turmas do Ensino Médio.

CILEDA DE QUEIROZ E SILVA COUTINHO, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Didatica da Matematica - Université Joseph Fourier - Grenoble I (2001), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993), Graduada em Licenciatura Plena em Matematica pela Pontifíca Universidade Católica de São Paulo (1979), Bacharel em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978). Professora assistente doutora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática e Departamento de Matemática. Membro (vice-coordenadora) do grupo de pesquisa Pea-mat, coordenado pelo prof. Dr. Saddo Ag Almouloud, no qual se desenvolve, atualmente, projeto de pesquisa em parceria com o grupo DIMAT, da PUC-Peru. Como subgrupo do grupo PEA-MAT, coordena o grupo CEPEF, agregando alunos que pesquisam sobre combinatória, estatística, probabilidade e educação financeira, tanto no que se refere a aspectos relativos ao ensino, quanto aprendizagem e materiais didáticos. Assim, o campo de pesquisa no qual se inserem os trabalhos orientados é o da Educação Estatística e Educação Financeira, tratando da formação de professores, da análise de materiais didáticos (particularmente livros didáticos), elaboração e validação de situações de aprendizagem, diagnóstico de concepções de alunos e professores. Pesquisadora e colaboradora do GT12-Ensino de Probabilidade e Estatística, pertencente à Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, desde sua fundação até os dia atuais. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Processo de Ensino-aprendizagem da Matemática na Escola Básica, certificado pelo CNPQ. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, educação estatística e financeira, formação de professores. livro didático.

Referências

ALMOULOUD, Saddo Ag. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: Ed. UFPR, 2007.

ALMOULOUD, Saddo Ag. Modelo de ensino/aprendizagem baseado em situações-problema: aspectos teóricos e metodológicos. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática. Florianópolis, 2017. Disponível em <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2016v11n2p109>. Acessado em 14/09/2021.

ALMOULOUD, Saddo Ag e SILVA, Maria José Ferreira. Engenharia didática: evolução e diversidade. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática. Florianópolis, 2012. Disponível em <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2012v7n2p22>. Acessado em 22/06/2021.

BRASIL. MEC. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acessado em 16/05/2022.

BRASIL. MEC. Guia de livros didáticos: PNLD 2018 – Ensino Médio: Matemática. Brasília, 2018. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro/pnld/guia-do-pnld/item/11148-guia-pnld-2018>. Acessado em 27/04/2021.

CAMPOS, Celso Ribeiro e COUTINHO, Cileda Queiroz e Silva (Org). Educação Financeira no contexto da Educação Matemática: pesquisas e reflexões. São Paulo: Editora Akademy, 2020.

CUNHA, Clístenes Lopes da. Educação Financeira: Uma perspectiva da disciplina Matemática no Ensino Médio pela Resolução de Problemas. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte (MG), 2014.

ROSSETTI Jr, Hélio e SCHIMIGUEL, Juliano. Educação matemática financeira: conhecimentos financeiros para a cidadania e inclusão. Revista Científica Internacional. setembro/outubro, 2009.

Downloads

Publicado

2022-06-02

Edição

Seção

Artigos