Educação financeira no ensino médio
uma sequência didática para o desenvolvimento da tomada de decisões
DOI:
https://doi.org/10.23925/2238-8044.2022v11i1p51-62Palavras-chave:
Educação financeira, Juros, Ensino médio, Sequência didáticaResumo
Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado, cujo tema de interesse é a Educação Financeira. Pretendemos responder à pergunta: “quais conhecimentos, matemáticos ou não, são mobilizados por alunos do Ensino Médio para a tomada de decisões financeiras críticas e complexas, frente a situações contextualizadas na realidade brasileira?”. Nossa sequência didática foi elaborada e analisada à luz da Teoria das Situações Didáticas, de Guy Brousseau, e aborda questões sobre a poupança, diferentes investimentos, endividamento, compras parceladas e poupança com investimentos mensais. Ao longo das atividades são trabalhados o cálculo de porcentagens, função exponencial, progressão geométrica e equações. A metodologia de pesquisa utilizada foi a Engenharia Didática, com a qual esperamos caracterizar um processo de aprendizagem potencialmente reprodutível para estes temas da Educação Financeira.
Referências
ALMOULOUD, Saddo Ag. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: Ed. UFPR, 2007.
ALMOULOUD, Saddo Ag. Modelo de ensino/aprendizagem baseado em situações-problema: aspectos teóricos e metodológicos. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática. Florianópolis, 2017. Disponível em <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2016v11n2p109>. Acessado em 14/09/2021.
ALMOULOUD, Saddo Ag e SILVA, Maria José Ferreira. Engenharia didática: evolução e diversidade. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática. Florianópolis, 2012. Disponível em <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2012v7n2p22>. Acessado em 22/06/2021.
BRASIL. MEC. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acessado em 16/05/2022.
BRASIL. MEC. Guia de livros didáticos: PNLD 2018 – Ensino Médio: Matemática. Brasília, 2018. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro/pnld/guia-do-pnld/item/11148-guia-pnld-2018>. Acessado em 27/04/2021.
CAMPOS, Celso Ribeiro e COUTINHO, Cileda Queiroz e Silva (Org). Educação Financeira no contexto da Educação Matemática: pesquisas e reflexões. São Paulo: Editora Akademy, 2020.
CUNHA, Clístenes Lopes da. Educação Financeira: Uma perspectiva da disciplina Matemática no Ensino Médio pela Resolução de Problemas. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte (MG), 2014.
ROSSETTI Jr, Hélio e SCHIMIGUEL, Juliano. Educação matemática financeira: conhecimentos financeiros para a cidadania e inclusão. Revista Científica Internacional. setembro/outubro, 2009.