Educação financeira no ensino médio

uma sequência didática para o desenvolvimento da tomada de decisões

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2022v11i1p51-62

Keywords:

Financial education, Interest, High school, Learning sequence

Abstract

This paper presents an excerpt from a master's research, which main theme is Financial Education. We intend to answer the question: "what knowledge, mathematical or not, are mobilized by high school students to make critical and complex financial decisions, through contextualized situations about Brazilian reality?". The learning sequence that we applied was elaborated and analyzed in the light of Guy Brousseau's Theory of Didactic Situations and addresses questions about savings, different investments, indebtedness, installment purchases and savings with monthly investments. Throughout the learning sequence are worked the calculation of percentages, exponential function, geometric progression and equations. We used Didactic Engineering as methodological framework in order to make our findings about learning process in Financial Education replicable.

Author Biographies

FABIANA VENHOVEN MARTINS, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestranda em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui licenciatura em Matemática (2015) pela mesma universidade e graduação em Administração pela Universidade Ibirapuera (2004). Atualmente é professora de matemática no Colégio Emilie de Villeneuve para as turmas do Ensino Médio.

CILEDA DE QUEIROZ E SILVA COUTINHO, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Didatica da Matematica - Université Joseph Fourier - Grenoble I (2001), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993), Graduada em Licenciatura Plena em Matematica pela Pontifíca Universidade Católica de São Paulo (1979), Bacharel em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978). Professora assistente doutora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática e Departamento de Matemática. Membro (vice-coordenadora) do grupo de pesquisa Pea-mat, coordenado pelo prof. Dr. Saddo Ag Almouloud, no qual se desenvolve, atualmente, projeto de pesquisa em parceria com o grupo DIMAT, da PUC-Peru. Como subgrupo do grupo PEA-MAT, coordena o grupo CEPEF, agregando alunos que pesquisam sobre combinatória, estatística, probabilidade e educação financeira, tanto no que se refere a aspectos relativos ao ensino, quanto aprendizagem e materiais didáticos. Assim, o campo de pesquisa no qual se inserem os trabalhos orientados é o da Educação Estatística e Educação Financeira, tratando da formação de professores, da análise de materiais didáticos (particularmente livros didáticos), elaboração e validação de situações de aprendizagem, diagnóstico de concepções de alunos e professores. Pesquisadora e colaboradora do GT12-Ensino de Probabilidade e Estatística, pertencente à Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, desde sua fundação até os dia atuais. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Processo de Ensino-aprendizagem da Matemática na Escola Básica, certificado pelo CNPQ. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, educação estatística e financeira, formação de professores. livro didático.

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Published

2022-06-02

Issue

Section

Artigos