Análise de uma atividade no contexto de um trabalho colaborativo remoto para o ensino de Juros Compostos
DOI:
https://doi.org/10.23925/2238-8044.2022v11i2p42-51Palavras-chave:
Abordagem Documental do Didático, Gênese Documental, Trabalho colaborativo, Juros Compostos, GeoGebraResumo
Este artigo visa apresentar um recorte de uma pesquisa de doutorado no contexto da Gênese Documental, de duas professoras de Matemática do Ensino Médio em um trabalho colaborativo remoto para o ensino de Juros Compostos articulado com o software GeoGebra. Como referencial teórico foi adotada a Abordagem Documental do Didático-ADD, que considera o trabalho documental desenvolvido pelo docente ao planejar sua aula. Para este estudo, de natureza qualitativa, adotamos a metodologia de investigação reflexiva. Nessa metodologia ocorre um comprometimento dinâmico do docente, o que favorece uma atitude reflexiva, pois ele é conduzido a detalhar sua própria atividade e compartilhar com os outros. Neste artigo, focamos na descrição e análise de uma das atividades desenvolvidas pelas duas professoras que integraram diversos recursos.
Referências
BELLEMAIN, F.; TROUCHE, L. Compreender o trabalho do professor com os recursos de seu ensino, um questionamento didático e informático. Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online, v. 9, n. 1, p. 105-144, 2019.
GUEUDET, G.; TROUCHE, L. Towards new documentation system for mathematics teachers? The International Journal on Mathematics Education- ZDM, Springer, v. 71, p. 199-218, 2009.
GUEUDET, G.; TROUCHE, L. Des ressources aux documents, travail du professeur et genèses documentaires. In: G. GUEUDET; L. TROUCHE (dir.), Ressources vives. La documentation des professeurs en mathématiques, 57-74, INRP et PUR, 2010.
GUEUDET, G.; TROUCHE, L. Do trabalho documental dos professores: gêneses, coletivos, comunidades: o caso da Matemática. 2015. Em teia, 6(3). Tradução de Katiane de Moraes. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2243.
GUIMARÃES, V. F.; ABBAD, G. S. Autoeficácia no uso do computador em situações de aprendizagem: uma análise da literatura internacional. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, v. 15, n. 2, p. 170-187, abr.-jun. 2015.
IAOCHITE, R. T.; COSTA FILHO, R. A.; MATOS, M. M.; SACHIMBOMBO, K. M. C. Autoeficácia no campo educacional: revisão das publicações em periódicos brasileiros. Psicologia Escolar e Educacional, SP, v. 20, n. 1, p. 45-54, jan.-abr. 2016.
MACHADO JR., S. R. N.; ESPÍNDOLA, E. B. M.; TRGALOVA, J.; LUBERIAGA, E. Abordagem Documental do Didático e o ensino de Equação do 1º grau na Educação de Jovens e Adultos - Ensino Médio. RPEM, Campo Mourão, PR, v.7, n. 13, p. 270-294, jan.-jun. 2018.
PINTO, C. L. L.; LEITE, C. Trabalho Colaborativo: um conceito polissêmico. Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, v. 19, n. 3, p. 143-170, set./dez. 2014.
TROUCHE, L.; GUEUDET, G.; PEPIN, B. The Documentational approach to didactics. In: S. Lerman (Ed.), Encyclopedia of Mathematics Education. Online first, N.Y.: Springer, 2018.