Análise de uma atividade no contexto de um trabalho colaborativo remoto para o ensino de Juros Compostos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2022v11i2p42-51

Keywords:

Documentary Approach of the Didactic, Documentary Genesis, Collaborative work, Compound Interest, GeoGebra

Abstract

This article aims to present an excerpt of a doctoral research in the context of Documentary Genesis of High School Mathematics teachers in a remote collaborative work for the teaching of Compound Interest articulated with the GeoGebra software. As a theoretical reference, the Documentary Approach of Didactic-ADD was adopted, which considers the documentary work developed by the teacher when planning his class. For this qualitative study, we adopted the reflexive research methodology. In this methodology there is a dynamic commitment of the teacher, which favors a reflexive attitude, because he is led to detail his own activity and share with others. In this article, we focus on the description and analysis of one of the activities developed by the two teachers who integrated several resources.

Author Biographies

CHRYSTIAN BASTOS DE ALMEIDA, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorando em Educação Matemática pela PUC-SP, possui graduação em Bacharelado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (1999), graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), Especialização em Ciências da Natureza e Matemática pela UnB (2007) e Mestrado em Interdisciplinar em Modelagem Computacional pela Fundação Visconde de Cairu (2009). Atualmente é professor regente - Secretaria da Educação do Estado da Bahia. É membro do grupo de pesquisa Tecnologias Digitais na Educação Matemática (TecDEM) ).Tem interesse em pesquisas relacionadas à Matemática, Didática da Matemática e Tecnologias Digitais para Ensino da Matemática.Tem experiência na área de Educação.

CELINA APARECIDA ALMEIDA PEREIRA ABAR, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorado em Lógica Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação (PUC-SP-2000); em Design Instrucional para Educação On-Line (UFJF-2007) e em Entornos Virtuales de Aprendizaje (OEI-2010). Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1973), Mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979). Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo atuando na Graduação, no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP e em Curso de Extensão na COGEAE. Os projetos de pesquisas em desenvolvimento abordam tecnologias digitais, realidades virtual e aumentada, ensino híbrido, contexto STEM e STEAM. Disciplinas realizadas no curso de especialização Inteligência Artificial na Educação da Universidade Federal de São Carlos. Coordenadora da Implantação do Curso de Licenciatura em Matemática na Modalidade a Distância da PUC-SP no 1oSem/2009. Coordenadora do Instituto GeoGebra de São Paulo. Atualmente, está como Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da PUC-SP (2020-2023).Tem experiência na área de Educação a Distância, Educação Matemática e Tecnologias, Webquest e Objetos de Aprendizagem. Editora da Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo e de 2005 a 2020, da Revista UNIÓN - Revista IberoAmericana de Educación Matemática - FISEM. Trabalhos técnicos on-line: https://www.geogebra.org/u/geogebrasp http://www4.pucsp.br/~logica, http://www4.pucsp.br/tecmem, http://www4.pucsp.br/tecmem/Artista, http://www4.pucsp.br/tecmem/SalvaraNatureza http://www4.pucsp.br/geogebrala http://www4.pucsp.br/geogebrasp http://orcid.org/0000-0002-6685-9956 ResearchID: J-1240-2014 Ciência ID: 8C10-5AAE-36D1 Scopus Author ID: 56030661600 https://scholar.google.com/citations?hl=pt-BR&user=yFVU6fwAAAAJ

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Published

2022-10-28

Issue

Section

Artigos