Livro Didático e Fração: um olhar em teses e em dissertações brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2023v12i1p76-100

Palavras-chave:

Fração, Livro Didático, Estado do Conhecimento

Resumo

O uso do livro didático no Brasil tem deixado de ser apenas um apoio para as aulas de matemática e tem também sido tratado como instrumento guia para as atividades docentes. Nesse contexto, foi realizada uma pesquisa que teve o objetivo de analisar as abordagens sobre o ensino de frações nos livros didáticos, por meio de uma revisão bibliográfica de dissertações e teses. Usou-se como metodologia a revisão bibliográfica do tipo Estado do Conhecimento. A busca por dissertações ou teses foi realizada no Catálogo de Teses e Dissertações, o corpus textual de pesquisa constituído por 21 publicações e analisados com auxílio do IRaMuTeQ. Como resultados, destaca-se que a abordagem mais usada é a com significado Parte-Todo e que o Livro Didático é o principal ou o único instrumento utilizado para o ensino de fração. Além disso, observou-se uma concentração de estudos na região Sudeste, e uma conexão significativa entre os termos analisados, ressaltando a importância da temática para a compreensão conceitual no contexto educacional.

Biografia do Autor

ROSEMARY GONÇALVES TEIXEIRA CARVALHO, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2020). Pós - Graduada (latu senso) em Metodologias Aplicadas à Educação na área específica em Matemática, Ciências e suas Tecnologias pela FACINTER (2005). Graduada em Matemática (2002) e em Computação (2017), ambas formações pela Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS. Atuação na Educação como professora da Educação Básica desde de 1992 pela Secretaria de Educação, Juventude e Esporte - SEDUC - TO, como docente das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental e Médio. Também exerceu a função de Coordenadora Pedagógica, Assessora de Currículo da Área de Matemática. Atualmente atua na função de Diretora Escolar. Tem interesse na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática.

THIAGO BEIRIGO LOPES, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

É Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2017 - 2020) e possui Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2014 - 2015) e Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004 - 2007). Foi professor de matemática contratado pela Secretaria Municipal de Educação de Itupiranga - Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria de Educação do Estado do Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Água Azul do Norte - PA. Atualmente é Professor EBTT de Matemática efetivo com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT - Campus Confresa. Também é Editor-Gerente da Revista Prática Docente (ISSN 2526-2149) e Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia, registrado no CNPq. Incentivador de Acesso Aberto (Open Acess) para publicações científicas. 

IDEMAR VIZOLLI, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Possui graduação em Ciências Naturais pela UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1985), graduação em Matemática pela UnC - Universidade do Contestado (1997); Mestrado em Educação pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (2001), Doutorado em Educação pela UFPR Universidade Federal do Paraná (2006) e Pós-doutoramento em Educação pela Universidade Estadual do Pará (2020). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Tocantins; professor e orientador no Programa de Mestrado Acadêmico em Educação na UFT; no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) na Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC); no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (EDUCANORTE) - Associação Plena em Rede; Coordenador estadual da REAMEC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Etnomatemática, saberes e fazeres em contextos socioculturais, Proporção-porcentagem, ideias matemáticas, fração, registro de representação semiótica; Educação do Campo; Educação de Jovens e Adultos; e Educação Escolar Indígena.

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Publicado

2023-12-04

Edição

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Artigos