Livro Didático e Fração: um olhar em teses e em dissertações brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.23925/2238-8044.2023v12i1p76-100Palavras-chave:
Fração, Livro Didático, Estado do ConhecimentoResumo
O uso do livro didático no Brasil tem deixado de ser apenas um apoio para as aulas de matemática e tem também sido tratado como instrumento guia para as atividades docentes. Nesse contexto, foi realizada uma pesquisa que teve o objetivo de analisar as abordagens sobre o ensino de frações nos livros didáticos, por meio de uma revisão bibliográfica de dissertações e teses. Usou-se como metodologia a revisão bibliográfica do tipo Estado do Conhecimento. A busca por dissertações ou teses foi realizada no Catálogo de Teses e Dissertações, o corpus textual de pesquisa constituído por 21 publicações e analisados com auxílio do IRaMuTeQ. Como resultados, destaca-se que a abordagem mais usada é a com significado Parte-Todo e que o Livro Didático é o principal ou o único instrumento utilizado para o ensino de fração. Além disso, observou-se uma concentração de estudos na região Sudeste, e uma conexão significativa entre os termos analisados, ressaltando a importância da temática para a compreensão conceitual no contexto educacional.
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