Textbook and Fraction: a look at Brazilian theses and dissertations

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2023v12i1p76-100

Keywords:

Fraction, Textbook, Status of Knowledge

Abstract

The use of Textbooks in Brazil has ceased to be just a support for mathematics classes and has also been treated as a guide instrument for teaching activities. In this context, a research was carried out with the objective of analyzing what the dissertations and theses say about the approach to teaching fractions in the Didactic Book. The methodology used was the bibliographic review of the State of Knowledge type, supported by Morosini's references. The search for dissertations or theses was carried out in the Catalog of Theses and Dissertations maintained by Capes. The textual research corpus consisted of 21 publications, it is noteworthy that the most used approach is the Part-Whole meaning and that the Textbook is the main or the only instrument used to teach fractions.

Author Biographies

ROSEMARY GONÇALVES TEIXEIRA CARVALHO, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2020). Pós - Graduada (latu senso) em Metodologias Aplicadas à Educação na área específica em Matemática, Ciências e suas Tecnologias pela FACINTER (2005). Graduada em Matemática (2002) e em Computação (2017), ambas formações pela Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS. Atuação na Educação como professora da Educação Básica desde de 1992 pela Secretaria de Educação, Juventude e Esporte - SEDUC - TO, como docente das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental e Médio. Também exerceu a função de Coordenadora Pedagógica, Assessora de Currículo da Área de Matemática. Atualmente atua na função de Diretora Escolar. Tem interesse na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática.

THIAGO BEIRIGO LOPES, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

É Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2017 - 2020) e possui Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2014 - 2015) e Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004 - 2007). Foi professor de matemática contratado pela Secretaria Municipal de Educação de Itupiranga - Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria de Educação do Estado do Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Água Azul do Norte - PA. Atualmente é Professor EBTT de Matemática efetivo com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT - Campus Confresa. Também é Editor-Gerente da Revista Prática Docente (ISSN 2526-2149) e Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia, registrado no CNPq. Incentivador de Acesso Aberto (Open Acess) para publicações científicas. 

IDEMAR VIZOLLI, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Possui graduação em Ciências Naturais pela UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1985), graduação em Matemática pela UnC - Universidade do Contestado (1997); Mestrado em Educação pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (2001), Doutorado em Educação pela UFPR Universidade Federal do Paraná (2006) e Pós-doutoramento em Educação pela Universidade Estadual do Pará (2020). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Tocantins; professor e orientador no Programa de Mestrado Acadêmico em Educação na UFT; no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) na Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC); no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (EDUCANORTE) - Associação Plena em Rede; Coordenador estadual da REAMEC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Etnomatemática, saberes e fazeres em contextos socioculturais, Proporção-porcentagem, ideias matemáticas, fração, registro de representação semiótica; Educação do Campo; Educação de Jovens e Adultos; e Educação Escolar Indígena.

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Published

2023-12-04

Issue

Section

Artigos