Contribuições de atividades exploratórias utilizando softwares dinâmicos para o ensino de Geometria Espacial: uma pesquisa com professores de Matemática do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.23925/2238-8044.2023v12i1p54-75Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, Geometria Espacial, Ensino MédioResumo
Este artigo apresenta uma pesquisa que objetivou investigar a utilização de Tecnologias Digitais em Geometria Espacial na perspectiva de professores de Matemática do Ensino Médio. A metodologia de pesquisa qualitativa contemplou o desenvolvimento de atividades exploratórias relacionadas a conceitos de Geometria Espacial no Ensino Médio, com a utilização dos softwares dinâmicos Poly e GeoGebra 3D por professores de Matemática do Ensino Médio. Identificamos um conjunto de contribuições para o ensino de Geometria Espacial, tais como a visualização e o dinamismo proporcionados pelos softwares, evidenciando a compreensão, a reconstrução e consolidação das características e propriedades geométricas. Nas conclusões da pesquisa, perspectivamos uma proposta de ressignificação do ensino de Geometria Espacial para além da aplicação de fórmulas.
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