Contribuições de atividades exploratórias utilizando softwares dinâmicos para o ensino de Geometria Espacial: uma pesquisa com professores de Matemática do Ensino Médio

Autores

  • CLÁUDIO BERNARDO LUCIO PACHECO
  • FREDERICO DA SILVA REIS Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
  • EDER MARINHO MARTINS Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2023v12i1p54-75

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Geometria Espacial, Ensino Médio

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa que objetivou investigar a utilização de Tecnologias Digitais em Geometria Espacial na perspectiva de professores de Matemática do Ensino Médio. A metodologia de pesquisa qualitativa contemplou o desenvolvimento de atividades exploratórias relacionadas a conceitos de Geometria Espacial no Ensino Médio, com a utilização dos softwares dinâmicos Poly e GeoGebra 3D por professores de Matemática do Ensino Médio. Identificamos um conjunto de contribuições para o ensino de Geometria Espacial, tais como a visualização e o dinamismo proporcionados pelos softwares, evidenciando a compreensão, a reconstrução e consolidação das características e propriedades geométricas. Nas conclusões da pesquisa, perspectivamos uma proposta de ressignificação do ensino de Geometria Espacial para além da aplicação de fórmulas.

Biografia do Autor

CLÁUDIO BERNARDO LUCIO PACHECO

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo(1990). Atualmente é PROFESSOR DOCENTE I da SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, Professor da Prefeitura Municipal de Barra Mansa e Professor do COLÉGIO VILELA E KIRCHMEYER LTDA ME. Tem experiência na área de Matemática. Atuando principalmente nos seguintes temas:Tecnologias Digitais em Educação Matemática, Ensino de Geometria Espacial.

FREDERICO DA SILVA REIS, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

PROFESSOR TITULAR e DECANO do DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA da UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - UFOP. COORDENADOR do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA da UFOP. Possui Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (1989), Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1994) na área de Análise Funcional e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2001) na área de Educação Matemática. Realizou Pós-Doutorado na University of Washington - UW em Seattle, WA, USA (2020). Tem experiência em ensino de graduação (presencial e a distância) e pós-graduação nas áreas de Matemática, Educação Matemática, Pedagogia e Estatística.

EDER MARINHO MARTINS, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, (2003), Mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, (2006). Possui Doutorado em Matemática pela UFMG (2009). Foi professor substituto da UFOP em 2003 e da UFMG em 2004. Foi professor assistente da Universidade Federal de Ouro Preto entre os anos de 2006 e 2009. Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal de Ouro Preto. Foi coordenador regional da OBMEP em 2016, professor orientador da OBMEP EM 2015, coordenador do curso de Bacharelado em Matemática da UFOP entre os anos de 2015 e 2017, atualmente é coordenador do Grupo de Educação Tutorial (PET) em Matemática da UFOP. Atua na área de EDP/Análise, especialmente em problemas de existência e unicidade de soluções para Equações Diferenciais e autovalores não lineares. Também tem interesse na pesquisa em Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática. Atua como Pesquisador / Orientador no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional ? PROFMAT / UFOP e no Mestrado em Educação Matemática ? PPGEDMAT / UFOP, possuindo 14 artigos publicados e 5 orientações de dissertações concluídas. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática no Ensino Superior ? GEPEMES, certificado no CNPq.

Referências

ALVES, D. O. Ensino de Funções, Limites e Continuidade em Ambientes Educacionais Informatizados: uma proposta para cursos de Introdução ao Cálculo. 2010. 152f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto.

BORBA, M. C.; SCUCUGLIA, R. R. S.; GADANIDIS, G. Fases das Tecnologias Digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

BORSOI, C. GeoGebra 3D no Ensino Médio: uma possibilidade para a aprendizagem da Geometria Espacial. 2016. 159f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

CARVALHO, P. C. P. Introdução a Geometria Espacial. 1. ed. Rio de Janeiro: SBM, 1999.

HONORATO, V. S. Elaborando atividades matemáticas com o software GeoGebra. 2018. 157f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.

IDEM, R. C. Construcionismo, conhecimentos docentes e GeoGebra: uma experiência envolvendo licenciandos em Matemática e professores. 2017. 163f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.

LORENZATO, S. Por que não ensinar Geometria? Educação Matemática em Revista, Blumenau, v. 3, n. 4, p. 3-13, 1995.

MARTINS, E. M.; REIS, F. S.; FERRERA, G. C. G. The GeoGebra Software in the introductory teaching of Dynamic Systems. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 4-28, 2023.

MARTINS JÚNIOR, J. C. Ensino de Derivadas em Cálculo I: aprendizagem a partir da visualização com o uso do GeoGebra. 2015. 123f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto.

MENESES, R. S. Uma história da Geometria escolar no Brasil: de disciplina a conteúdo de ensino. 2007. 172f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

PACHECO, C. B. L. Tecnologias Digitais em Geometria Espacial no Ensino Médio: experiências e perspectivas no contexto do Ensino Híbrido. 2023. 158f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto.

PEREIRA, L. D. Projetos de Modelagem Matemática no ensino para a aprendizagem de Geometria Espacial no 2º ano do Ensino Médio. 2017. 123f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto.

REIS, F. S.; COMETTI, M. A.; SANTOS, E. C. Contribuições do GeoGebra 3D para a aprendizagem de Integrais Múltiplas no Cálculo de Várias Variáveis. REnCiMa, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 15-29, 2019.

SETTIMY, T. F. O.; BAIRRAL, M. A. Dificuldades envolvendo a visualização em Geometria Espacial. Vidya, Santa Maria, v. 40, n. 1, p. 177-195, 2020.

SILVA, B. A. T. Um estudo sobre Geometria Espacial: conhecimentos e dificuldades expressos por alunos do Ensino Médio. 2010. 161f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo.

Downloads

Publicado

2023-12-04

Edição

Seção

Artigos