Contribuições de atividades exploratórias utilizando softwares dinâmicos para o ensino de Geometria Espacial: uma pesquisa com professores de Matemática do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.23925/2238-8044.2023v12i1p54-75Keywords:
Tecnologias Digitais, Geometria Espacial, Ensino MédioAbstract
This article presents research that aimed to investigate the use of Digital Technologies in Spatial Geometry from the perspective of High School Mathematics teachers. The qualitative research methodology included the development of exploratory activities related to concepts of Spatial Geometry in High School, with the use of dynamic software Poly and GeoGebra 3D by High School Mathematics teachers. We identified a set of contributions to the teaching of Spatial Geometry, such as the visualization and dynamism provided by the software, showing the understanding, reconstruction and consolidation of geometric characteristics and properties. In the research's conclusions, we envisage a proposal for re-signification of the teaching of Spatial Geometry beyond the application of formulas.
References
ALVES, D. O. Ensino de Funções, Limites e Continuidade em Ambientes Educacionais Informatizados: uma proposta para cursos de Introdução ao Cálculo. 2010. 152f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto.
BORBA, M. C.; SCUCUGLIA, R. R. S.; GADANIDIS, G. Fases das Tecnologias Digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
BORSOI, C. GeoGebra 3D no Ensino Médio: uma possibilidade para a aprendizagem da Geometria Espacial. 2016. 159f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
CARVALHO, P. C. P. Introdução a Geometria Espacial. 1. ed. Rio de Janeiro: SBM, 1999.
HONORATO, V. S. Elaborando atividades matemáticas com o software GeoGebra. 2018. 157f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.
IDEM, R. C. Construcionismo, conhecimentos docentes e GeoGebra: uma experiência envolvendo licenciandos em Matemática e professores. 2017. 163f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.
LORENZATO, S. Por que não ensinar Geometria? Educação Matemática em Revista, Blumenau, v. 3, n. 4, p. 3-13, 1995.
MARTINS, E. M.; REIS, F. S.; FERRERA, G. C. G. The GeoGebra Software in the introductory teaching of Dynamic Systems. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 4-28, 2023.
MARTINS JÚNIOR, J. C. Ensino de Derivadas em Cálculo I: aprendizagem a partir da visualização com o uso do GeoGebra. 2015. 123f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto.
MENESES, R. S. Uma história da Geometria escolar no Brasil: de disciplina a conteúdo de ensino. 2007. 172f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
PACHECO, C. B. L. Tecnologias Digitais em Geometria Espacial no Ensino Médio: experiências e perspectivas no contexto do Ensino Híbrido. 2023. 158f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto.
PEREIRA, L. D. Projetos de Modelagem Matemática no ensino para a aprendizagem de Geometria Espacial no 2º ano do Ensino Médio. 2017. 123f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto.
REIS, F. S.; COMETTI, M. A.; SANTOS, E. C. Contribuições do GeoGebra 3D para a aprendizagem de Integrais Múltiplas no Cálculo de Várias Variáveis. REnCiMa, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 15-29, 2019.
SETTIMY, T. F. O.; BAIRRAL, M. A. Dificuldades envolvendo a visualização em Geometria Espacial. Vidya, Santa Maria, v. 40, n. 1, p. 177-195, 2020.
SILVA, B. A. T. Um estudo sobre Geometria Espacial: conhecimentos e dificuldades expressos por alunos do Ensino Médio. 2010. 161f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo.