Tecendo reflexões sobre o Ensino de Matemática na transição escolar a partir da análise de memórias narradas por um grupo de alunos do 7° ano
DOI:
https://doi.org/10.23925/2238-8044.2023v12i1p27-41Palavras-chave:
Transição escolar, Ensino fundamental, Educação MatemáticaResumo
O presente artigo tem por objetivo refletir sobre o processo de transição escolar, dos anos iniciais para os anos finais do Ensino Fundamental, a partir da análise das produções textuais de alunos do 7º ano da rede municipal de Ensino de Ouro Preto. O estudo foi realizado com um grupo de 17 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública Municipal de Ouro Preto com idade entre 12 e 13 anos. As produções textuais desse grupo foram consideradas como fonte de dados. Os dados foram analisados com o auxílio do software IRAMUTEQ, com o qual buscamos eixos analíticos para fundamentar a pesquisa. Tal movimento favoreceu a construção de um dendograma com seis classes, divididas em dois grandes grupos, denominados de Grupo A e Grupo B. No presente artigo nos propomos a analisar os dados relativos ao Gupo B considerando duas subcategorias analíticas, a saber: i) Recordações das aulas de Matemática no período de Transição Escolar dos anos iniciais para os anos finais do EF e ii) Recordações dos professores Matemática no período de Transição Escolar dos anos iniciais para os anos finais do EF. A análise revelou que os participantes tiveram diferentes medos ao iniciarem o 6º ano do Ensino Fundamental. Com relação aos conteúdos matemáticos, os participantes relataram que os aprendidos no 6º ano eram mais complexos do que os do 5º ano do Ensino Fundamental. A análise, ainda, evidenciou a importância das metodologias adotadas pelos professores na promoção da Educação Matemática.
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