Tecendo reflexões sobre o Ensino de Matemática na transição escolar a partir da análise de memórias narradas por um grupo de alunos do 7° ano

Autores

  • THAMIRYS EVANGELISTA MENDES Universidade Federal de Ouro Preto
  • DOUGLAS DA SILVA TINTI Universidade Federal de Ouro Preto http://orcid.org/0000-0001-8332-5414
  • CELIA MARIA FERNANDES NUNES Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2023v12i1p27-41

Palavras-chave:

Transição escolar, Ensino fundamental, Educação Matemática

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre o processo de transição escolar, dos anos iniciais para os anos finais do Ensino Fundamental, a partir da análise das produções textuais  de alunos do 7º ano da rede municipal de Ensino de Ouro Preto. O estudo foi realizado com um grupo de 17 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública Municipal de Ouro Preto com idade entre 12 e 13 anos. As produções textuais desse grupo foram consideradas como fonte de dados. Os dados foram analisados com o auxílio do software IRAMUTEQ, com o qual buscamos eixos analíticos para fundamentar a pesquisa. Tal movimento favoreceu a construção de  um dendograma com seis classes, divididas em dois grandes grupos, denominados de Grupo A e Grupo B. No presente artigo nos propomos a analisar os dados relativos ao Gupo B considerando duas subcategorias analíticas, a saber: i) Recordações das aulas de Matemática no período de Transição Escolar dos anos iniciais para os anos finais do EF e ii) Recordações dos professores Matemática no período de Transição Escolar dos anos iniciais para os anos finais do EF. A análise revelou que os participantes tiveram diferentes medos ao iniciarem o 6º ano do Ensino Fundamental. Com relação aos conteúdos matemáticos, os participantes relataram que os aprendidos no 6º ano eram mais complexos do que os do 5º ano do Ensino Fundamental. A análise, ainda, evidenciou a importância das metodologias adotadas pelos professores na promoção da Educação Matemática.

Biografia do Autor

THAMIRYS EVANGELISTA MENDES, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Matemática - Licenciatura Ou Bacharelado pela Universidade Federal de Ouro Preto (2015). Especialização em Educação Matemática pelo Instituto Federal de Minas Gerais- Campus Ouro Preto, IFMG-OP (2019). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2022).Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática.

DOUGLAS DA SILVA TINTI, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com período sanduíche na Universidade de Sevilha/Espanha. Mestre em Educação Matemática pela PUC/SP. Especialista em Estatística Aplicada e Licenciado em Matemática e pela Universidade Metodista de São Paulo. É professor do Departamento de Educação Matemática (DEEMA) da Universidade Federal de Ouro Preto. 

CELIA MARIA FERNANDES NUNES, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora Titular Emérita da Universidade Federal de Ouro Preto. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1987), Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1995), Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004), Pós Doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais ( 2010) e Universidad Nacional de General Sarmiento. (2018). Professora e pesquisadora voluntária junto ao Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE/UFOP) e Programa de Pós Graduação em Educação Matemática (PPGEM/ UFOP). É vice Lider do Grupo de Pesquisa sobre Formação e Profissão Docente (FOPROFI/DEEDU/UFOP), membro do Grupo de Pesquisas sobre Condição e Formação Docente (PRODOC /FAE/UFMG), membro da Red Docente de América Latina y el Caribe (KIPUS) e Rede Latinoamericana de Estudos Sobre Trabalho Docente (Rede ESTRADO) . Tem experiência na área de Educação desenvolvendo tanto atividades administrativas no ensino superior como de ensino, pesquisa e extensão nas áreas e temas: formação inicial e continuada de professores , profissão docente, saberes docentes, prática pedagógica, educação de jovens e adultos , avaliação, política e gestão educacional.

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Publicado

2023-12-04

Edição

Seção

Artigos