A Sala de Aula Invertida na Disciplina de Cálculo I
DOI:
https://doi.org/10.23925/2238-8044.2023v12i1p3-16Palavras-chave:
Ensino de Cálculo Diferencial, Formação de Professores, Curso de MatemáticaResumo
Neste trabalho, buscou-se identificar a viabilidade da aplicação da abordagem pedagógica – Sala de Aula Invertida – por meio de observações de aulas na disciplina Cálculo I, no 2º semestre de 2022, que faz parte do currículo do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pelotas. A pesquisa é qualitativa e a metodologia utilizada foi a observação em sala de aula. Do ponto de vista teórico, fundamenta-se na abordagem de Sala de Aula Invertida na concepção de Valente. Os principais recursos didáticos da disciplina foram um livro didático base, intitulado "Cálculo", de James Stewart, Daniel Clegg e Saleem Watson, e vídeos do Grupo de Apoio em Matemática (GAMA). Concluímos que é possível utilizar a abordagem pedagógica Sala de Aula Invertida na disciplina Cálculo I como uma abordagem alternativa às aulas expositivas. Encontramos indícios da possibilidade de utilização de uma metodologia ativa que contribui para a aprendizagem do Cálculo Diferencial em um curso de Licenciatura em Matemática.
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