A Sala de Aula Invertida na Disciplina de Cálculo I

Autores

  • LUANA DE OLIVEIRA KURZ Universidade Federal de Pelotas
  • CIRCE MARY SILVA DA SILVA DYNNIKOV Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2023v12i1p3-16

Palavras-chave:

Ensino de Cálculo Diferencial, Formação de Professores, Curso de Matemática

Resumo

Neste trabalho, buscou-se identificar a viabilidade da aplicação da abordagem pedagógica – Sala de Aula Invertida – por meio de observações de aulas na disciplina Cálculo I, no 2º semestre de 2022, que faz parte do currículo do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pelotas. A pesquisa é qualitativa e a metodologia utilizada foi a observação em sala de aula. Do ponto de vista teórico, fundamenta-se na abordagem de Sala de Aula Invertida na concepção de Valente. Os principais recursos didáticos da disciplina foram um livro didático base, intitulado "Cálculo", de James Stewart, Daniel Clegg e Saleem Watson, e vídeos do Grupo de Apoio em Matemática (GAMA). Concluímos que é possível utilizar a abordagem pedagógica Sala de Aula Invertida na disciplina Cálculo I como uma abordagem alternativa às aulas expositivas. Encontramos indícios da possibilidade de utilização de uma metodologia ativa que contribui para a aprendizagem do Cálculo Diferencial em um curso de Licenciatura em Matemática.

Biografia do Autor

LUANA DE OLIVEIRA KURZ, Universidade Federal de Pelotas

Graduada no Curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL); Atuou como Professora voluntária nos Cursos Desafio Pré-Universitário Popular (Projeto de extensão da UFPEL), e no UP que faz parte do projeto PAIETS vinculado a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), e atuou como bolsista no projeto de extensão Residência Pedagógica (UFPEL). Especialista em Ciências e Tecnologias na Educação pelo PPGCITED (CAVG) e mestranda em Educação Matemática pelo PPGEMAT (UFPel).

CIRCE MARY SILVA DA SILVA DYNNIKOV, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1974), mestrado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1979) e doutorado em Pedagogia - Universität Bielefeld (1991). Atualmente é professora do mestrado em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas. É membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas em História da Educação Matemática (GHEMAT). Suas pesquisas centram-se na História da Matemática, na História da Educação Matemática e na Educação Escolar Indígena.

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Publicado

2023-12-04

Edição

Seção

Artigos