Um mapeamento de pesquisas sobre o uso de modelagem matemática no ensino médio publicadas no período 2017 a 2020

Autores

  • ALEXANDRA AGUIAR BARONI Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • SONIA BARBOSA CAMARGO IGLIORI Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2023v12i1p17-26

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Ensino Médio, Mapeamento, Fenômeno, Conceito Matemático

Resumo

Neste artigo estão resultados de mapeamento de pesquisas sobre o uso de modelagem matemática no ensino médio, publicadas no período 2017 a 2020. O objetivo do mapeamento foi sistematizar dois dos elementos essenciais das modelagens registradas: o fenômeno a ser modelado e o conceito matemático modelador. Os procedimentos metodológicos de pesquisa teórica bibliográfica, foram coletas de dados no Google Acadêmico, com os filtros e leituras dos resumos. A seleção resultou em 12 trabalhos para a análise. Neles pode-se evidenciar que os fenômenos a serem modelados eram dissimilares e os conceitos matemáticos modeladores similares, funções, conceito de geometria plana e equação.

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Publicado

2023-12-04

Edição

Seção

Artigos