Um mapeamento de pesquisas sobre o uso de modelagem matemática no ensino médio publicadas no período 2017 a 2020
DOI:
https://doi.org/10.23925/2238-8044.2023v12i1p17-26Keywords:
Modelagem Matemática, Ensino Médio, Mapeamento, Fenômeno, Conceito MatemáticoAbstract
Neste artigo estão resultados de mapeamento de pesquisas sobre o uso de modelagem matemática no ensino médio, publicadas no período 2017 a 2020. O objetivo do mapeamento foi sistematizar dois dos elementos essenciais das modelagens registradas: o fenômeno a ser modelado e o conceito matemático modelador. Os procedimentos metodológicos de pesquisa teórica bibliográfica, foram coletas de dados no Google Acadêmico, com os filtros e leituras dos resumos. A seleção resultou em 12 trabalhos para a análise. Neles pode-se evidenciar que os fenômenos a serem modelados eram dissimilares e os conceitos matemáticos modeladores similares, funções, conceito de geometria plana e equação.
References
BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática. São Paulo: Contexto 2002.
BARBOSA, J. C. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. In: 24ª RA da ANPED, Anais. Caxambu, 2001.
BELTRÃO, M.E.P. Ensino de Cálculo pela modelagem matemática e aplicações- Teoria e Prática- Tese (Doutorado em Educação Matemática). Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – São Paulo, 2009.
BIEMBENGUT, M. S. Mapeamento na Pesquisa Educacional. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2008.
BIEMBENGUT, M. S. Modelagem matemática e implicações no Ensino aprendizagem de matemática. Blumenau: Ed. Da Furb, 1999,134p.
BIEMBENGUT, M. S.; HEIN, N. Modelagem Matemática no Ensino. Edição 5ª., 3ª reimpressão. São Paulo – SP: Contexto 2013.
BURAK, D. Modelagem matemática: ações e interações no processo de ensino e aprendizagem. Tese (doutorado educacional). Faculdade de Educação. Universidade de Campinas – Unicamp. Campinas, 1992.
D’ AMBROSIO, U. Prefácio. In: BORBA, M. de C.; ARAÚJO, J. de L. (Orgs.). Pesquisa qualitativa em educação matemática. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. p. 11-22. (Coleção Tendências em Educação Matemática).
FIORENTINI, D. Rumos da Pesquisa Brasileira em Educação Matemática: o caso da produção científica em cursos de pós-graduação. 301 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Campinas, 1994.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 2ed. Campinas: Autores Associados, 2009. 240 p.
FIORENTINI, D. et al. Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina matemática: período 2001 – 2012. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2016.
FISCHBEIN, E. The interaction between the formal, the algorithmic, and the intuitive components in a mathematical activity. In: BIEHLER, R. et al. (Orgs.). Didactics of Mathematics as a Scientific Discipline. London: Klewr Academic Publishers, 1994. v. 13. p.231-245.
KLUBER, T. E.; BURAK, D. Sobre os objetivos, objetos e problemas da pesquisa brasileira em modelagem matemática na educação matemática. Práxis Educativa [online]. 2012, vol.07, n.02, pp.467-488. ISSN 1809-4309.
SANTOS, D. B. M. dos. Investigação Sobre a Formação Continuada de Professores do Ensino Fundamental I: Modelagem Matemática. 2020. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, São Paulo, 2020.
SOARES, M. R. Um Estado da Arte das Pesquisas Acadêmicas sobre Modelagem em Educação Matemática (de 1979 a 2015) nas Áreas de Educação e de Ensino da Capes: as dimensões fundamentadas e as direções históricas. 2017. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, São Paulo, 2017.