Uma análise dos saberes para ensinar matemática nas monografias do curso de Ciências com Habilitação em Matemática da Universidade Federal do Tocantins (2003-2011)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2025v14i1.69024

Palavras-chave:

História da Educação Matemática, Saberes a e para Ensinar Matemática, Monografias

Resumo

Neste texto apresentamos resultados parciais da pesquisa em desenvolvimento, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim). No qual, objetivamos identificar e catalogar as monografias produzidas pelos acadêmicos do curso de Ciências com Habilitação Plena em Matemática, apresentadas entre os anos de 2003 a 2011, que tratam dos saberes a e para ensinar matemática. Realizamos uma pesquisa histórica, baseada em referenciais teórico-metodológicos sobre historiografia e os conceitos de saberes para e a ensinar. Foram inventariadas as monografias que contemplam saberes profissionais docente, agrupando aquelas da área do ensino de Matemática, que trazem elementos dos saberes para ensinar matemática, havendo uma predominância nos trabalhos referentes a Metodologias para o ensino de matemática e do Ensino de matemática na educação básica.

Biografia do Autor

Apoliana de Jesus Teixeira, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Campus de Araguaína. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre as Perspectivas Históricas e Atuais da Educação Matemática e Matemática (PHEMAT). Bolsista de Demanda Social da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Integrante da Equipe Editorial da Revista Tocantinense de Educação Matemática (RETEM). Graduada em Licenciatura em Matemática, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Arraias. Durante a graduação fui residente no Programa de Residência Pedagógica - (PRP) que é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso, conduzidos em parceria com as escolas públicas de educação básica, da Universidade Federal do Tocantins/Arraias.

Rogerio dos Santos Carneiro, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutor em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/REAMEC); Mestre em Educação Matemática, Universidade Severino Sombra (USS); Licenciado em Matemática, Universidade Estadual de Goiás (UEG); possui Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação Matemática e Física, Faculdade Católica de Anápolis; Pós-Graduação Lato Sensu em Educação em Direitos Humanos, Universidade Federal do Tocantins (UFT), e Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Produção, Universidade Cândido Mendes (UCAM). Integrante do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT-Brasil) e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre as Perspectivas Históricas e Atuais da Educação Matemática e Matemática (PHEMAT). Professor Adjunto da Universidade Federal do Norte Tocantins - UFNT, docente da Licenciatura em Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim) e do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Câmpus de Araguaína. Atua nas áreas: Educação Matemática; História da Educação Matemática; Educação Financeira e Matemática.

Referências

BERTINI, L. F. M. S.; VALENTE, W. R. A Matemática a Ensinar e a Matemática para Ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. 1 ed. São Paulo: Editora da Física, 2017.

BLOCH, M. A história, os homens e o tempo. In: Marc Bloch. Apologia da história: ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001, 51-68.

CERTEAU, M. A Escrita da História. Rio de janeiro: Forense Universitária, 1982.

CHARTIER, R. Os desafios da escrita. São Paulo: UNESP, 2002.

FREITAS, E. M. História Local e Ensino de História: a pesquisa na graduação e a produção do conhecimento sobre história local. In: XXVII Simpósio Nacional de História. Natal RN: Associação Nacional de História (ANPUH), 2013.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: Hofstetter, R.; Valente, W. R. (org.). Saberes em (trans) formação: tema central a formação de professores. 1 ed. São Paulo: Editora da Física, p. 113-172, 2017.

LE GOFF, J. História e memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1990.

LIMA, E. B.; VALENTE, W. R. O saber profissional do professor que ensina Matemática: considerações teórico-metodológicas. Argumentos Pró-Educação, Pouso Alegre, v. 4, n. 11, p. 928-943, 2019.

RIBEIRO, J. E. História e Identidades: o processo de constituição historiográfica de localidades regionais a partir da produção monográfica do Curso de História do CAC/UFG. In: FREITAS, E. M. Produzindo História, pensando o local: a produção monográfica dos alunos do Curso de História – CAC/UFG (1995/2001). Uberlândia-MG: Editora Asppectus, 2002.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

VALENTE, W. R. A matemática a ensinar e para ensinar: os saberes para a formação do educador matemático. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (org.). Saberes em (trans) formação: tema central a formação de professores. 1 ed. São Paulo: Editora da Física, p. 201-226, 2017.

Downloads

Publicado

2025-06-03

Como Citar

Teixeira, A. de J. ., & Carneiro, R. dos S. (2025). Uma análise dos saberes para ensinar matemática nas monografias do curso de Ciências com Habilitação em Matemática da Universidade Federal do Tocantins (2003-2011). Revista De Produção Discente Em Educação Matemática, 14(1), e69024. https://doi.org/10.23925/2238-8044.2025v14i1.69024