Uma análise dos saberes para ensinar matemática nas monografias do curso de Ciências com Habilitação em Matemática da Universidade Federal do Tocantins (2003-2011)
DOI:
https://doi.org/10.23925/2238-8044.2025v14i1.69024Palavras-chave:
História da Educação Matemática, Saberes a e para Ensinar Matemática, MonografiasResumo
Neste texto apresentamos resultados parciais da pesquisa em desenvolvimento, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim). No qual, objetivamos identificar e catalogar as monografias produzidas pelos acadêmicos do curso de Ciências com Habilitação Plena em Matemática, apresentadas entre os anos de 2003 a 2011, que tratam dos saberes a e para ensinar matemática. Realizamos uma pesquisa histórica, baseada em referenciais teórico-metodológicos sobre historiografia e os conceitos de saberes para e a ensinar. Foram inventariadas as monografias que contemplam saberes profissionais docente, agrupando aquelas da área do ensino de Matemática, que trazem elementos dos saberes para ensinar matemática, havendo uma predominância nos trabalhos referentes a Metodologias para o ensino de matemática e do Ensino de matemática na educação básica.
Referências
BERTINI, L. F. M. S.; VALENTE, W. R. A Matemática a Ensinar e a Matemática para Ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. 1 ed. São Paulo: Editora da Física, 2017.
BLOCH, M. A história, os homens e o tempo. In: Marc Bloch. Apologia da história: ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001, 51-68.
CERTEAU, M. A Escrita da História. Rio de janeiro: Forense Universitária, 1982.
CHARTIER, R. Os desafios da escrita. São Paulo: UNESP, 2002.
FREITAS, E. M. História Local e Ensino de História: a pesquisa na graduação e a produção do conhecimento sobre história local. In: XXVII Simpósio Nacional de História. Natal RN: Associação Nacional de História (ANPUH), 2013.
HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: Hofstetter, R.; Valente, W. R. (org.). Saberes em (trans) formação: tema central a formação de professores. 1 ed. São Paulo: Editora da Física, p. 113-172, 2017.
LE GOFF, J. História e memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1990.
LIMA, E. B.; VALENTE, W. R. O saber profissional do professor que ensina Matemática: considerações teórico-metodológicas. Argumentos Pró-Educação, Pouso Alegre, v. 4, n. 11, p. 928-943, 2019.
RIBEIRO, J. E. História e Identidades: o processo de constituição historiográfica de localidades regionais a partir da produção monográfica do Curso de História do CAC/UFG. In: FREITAS, E. M. Produzindo História, pensando o local: a produção monográfica dos alunos do Curso de História – CAC/UFG (1995/2001). Uberlândia-MG: Editora Asppectus, 2002.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
VALENTE, W. R. A matemática a ensinar e para ensinar: os saberes para a formação do educador matemático. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (org.). Saberes em (trans) formação: tema central a formação de professores. 1 ed. São Paulo: Editora da Física, p. 201-226, 2017.