Uma análise dos saberes para ensinar matemática nas monografias do curso de Ciências com Habilitação em Matemática da Universidade Federal do Tocantins (2003-2011)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2025v14i1.69024

Keywords:

History of Mathematics Education, Knowledge to and for Teaching Mathematics, Monographs

Abstract

In this text, we present partial results of the ongoing research, linked to the Postgraduate Program in Science and Mathematics Teaching (PPGecim). In which, we aim to identify and catalog the monographs produced by students of the Science course with Full Qualification in Mathematics, presented between the years 2003 to 2011, which deal with knowledge to and for teaching Mathematics. We conducted a historical research, based on theoretical-methodological references on historiography and the concepts of knowledge for and to teach. The monographs that contemplate professional teaching knowledge were inventoried, grouping those in the area of Mathematics teaching, which bring elements of knowledge to teach mathematics, with a predominance of works related to Methodologies for teaching mathematics and Teaching mathematics in basic education.

Author Biographies

Apoliana de Jesus Teixeira, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Campus de Araguaína. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre as Perspectivas Históricas e Atuais da Educação Matemática e Matemática (PHEMAT). Bolsista de Demanda Social da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Integrante da Equipe Editorial da Revista Tocantinense de Educação Matemática (RETEM). Graduada em Licenciatura em Matemática, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Arraias. Durante a graduação fui residente no Programa de Residência Pedagógica - (PRP) que é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso, conduzidos em parceria com as escolas públicas de educação básica, da Universidade Federal do Tocantins/Arraias.

Rogerio dos Santos Carneiro, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutor em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/REAMEC); Mestre em Educação Matemática, Universidade Severino Sombra (USS); Licenciado em Matemática, Universidade Estadual de Goiás (UEG); possui Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação Matemática e Física, Faculdade Católica de Anápolis; Pós-Graduação Lato Sensu em Educação em Direitos Humanos, Universidade Federal do Tocantins (UFT), e Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Produção, Universidade Cândido Mendes (UCAM). Integrante do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT-Brasil) e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre as Perspectivas Históricas e Atuais da Educação Matemática e Matemática (PHEMAT). Professor Adjunto da Universidade Federal do Norte Tocantins - UFNT, docente da Licenciatura em Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim) e do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Câmpus de Araguaína. Atua nas áreas: Educação Matemática; História da Educação Matemática; Educação Financeira e Matemática.

References

BERTINI, L. F. M. S.; VALENTE, W. R. A Matemática a Ensinar e a Matemática para Ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. 1 ed. São Paulo: Editora da Física, 2017.

BLOCH, M. A história, os homens e o tempo. In: Marc Bloch. Apologia da história: ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001, 51-68.

CERTEAU, M. A Escrita da História. Rio de janeiro: Forense Universitária, 1982.

CHARTIER, R. Os desafios da escrita. São Paulo: UNESP, 2002.

FREITAS, E. M. História Local e Ensino de História: a pesquisa na graduação e a produção do conhecimento sobre história local. In: XXVII Simpósio Nacional de História. Natal RN: Associação Nacional de História (ANPUH), 2013.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: Hofstetter, R.; Valente, W. R. (org.). Saberes em (trans) formação: tema central a formação de professores. 1 ed. São Paulo: Editora da Física, p. 113-172, 2017.

LE GOFF, J. História e memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1990.

LIMA, E. B.; VALENTE, W. R. O saber profissional do professor que ensina Matemática: considerações teórico-metodológicas. Argumentos Pró-Educação, Pouso Alegre, v. 4, n. 11, p. 928-943, 2019.

RIBEIRO, J. E. História e Identidades: o processo de constituição historiográfica de localidades regionais a partir da produção monográfica do Curso de História do CAC/UFG. In: FREITAS, E. M. Produzindo História, pensando o local: a produção monográfica dos alunos do Curso de História – CAC/UFG (1995/2001). Uberlândia-MG: Editora Asppectus, 2002.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

VALENTE, W. R. A matemática a ensinar e para ensinar: os saberes para a formação do educador matemático. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (org.). Saberes em (trans) formação: tema central a formação de professores. 1 ed. São Paulo: Editora da Física, p. 201-226, 2017.

Published

2025-06-03

How to Cite

Teixeira, A. de J. ., & Carneiro, R. dos S. (2025). Uma análise dos saberes para ensinar matemática nas monografias do curso de Ciências com Habilitação em Matemática da Universidade Federal do Tocantins (2003-2011). Revista De Produção Discente Em Educação Matemática, 14(1), e69024. https://doi.org/10.23925/2238-8044.2025v14i1.69024