A teoria elementar dos números nos PCN e na BNCC: um estudo comparativo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2019v8i2p103-113

Abstract

Resumo

Este artigo objetiva analisar como a Teoria Elementar dos Números tem sido tratada nos documentos norteadores Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) em comparação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nos dois últimos anos do Ensino Fundamental. Para tanto, foi realizada a exploração destes documentos, segundo a Análise de Conteúdo, observando como os números inteiros são apresentados e analisando a importância do estudo deste tema por todo o ensino básico. Com a análise, conclui-se que há pouca ênfase dada ao estudo dos números inteiros nestes anos, em relação a suas propriedades e operações, sendo priorizado o estudo dos números reais.

Palavras-Chave: Teoria Elementar dos Números; Parâmetros Curriculares Nacionais; Base Nacional Comum Curricular.

Abstract

This article aims to analyze how the Elementary Numbers Theory has been treated in the guiding documents National Curricular Parameters (PCN) in comparison to the National Curricular Common Base (BNCC) in the last two years of Elementary School. Therefore, the exploitation of these documents was carried out, according to the Content Analysis, watching as the whole numbers are presented and analyzing the importance of the study of this subject throughout primary school. With the analysis, it is concluded that there is little emphasis given to the study of whole numbers in these years, in relation to their properties and operations, being prioritized the study of real numbers.

Keywords: Elementary Numbers Theory; National Curricular Parameters; National Curricular Common Base. 

Published

2019-09-21

Issue

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Artigos