Uma perspectiva das pesquisas sobre o ensino dos números complexos
DOI:
https://doi.org/10.23925/2238-8044.2019v8i2p114-123Abstract
Resumo
Em fase preliminar, este trabalho propõe-se a analisar um conjunto de monografia, dissertações, artigos e trabalhos científicos que tenham como tema principal os números complexos, levando em conta aqueles que envolvem, como nível de ensino, o Ensino Médio, o Ensino Médio/Técnico e/ou o Ensino Superior. O objetivo que direciona os esforços investigativos consiste em realizar uma metanálise: verificar como as proposições neles contidas apresentam este conteúdo matemático, de que forma expõem sua relevância e quais propostas de ensino foram exploradas, tendo em vista a busca por ressignificar as atividades propostas pelos autores originais da perspectiva das estratégias didáticas com tecnologias digitais foram abordadas.
Palavras-Chave: Educação Matemática; Números Complexos; Metanálise; Tecnologias Digitais.
Abstract
At the preliminary stage, this work proposes to analyze a set of monographs, dissertations, articles and scientific works that have as main theme the complex numbers, taking into account those involving, as a level of education, High School, High School / Technical and / or Higher Education. The objective that directs the investigative efforts is to carry out a meta-analysis: to verify how the propositions contained in them presenting this mathematical content, how they expose its relevance and what proposals of teaching were explored, in view of the search for re-signifying the activities proposed by the authors from the perspective of didactic strategies with digital technologies were addressed.
Keywords: Mathematics Education; Complex Number; Meta-analysis; Digital Technologies.