Pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem de equações diferenciais ordinárias
DOI:
https://doi.org/10.23925/2238-8044.2019v8i2p124-136Abstract
Resumo
Este artigo apresenta parte de um levantamento bibliográfico de trabalhos realizados sobre o ensino e a aprendizagem de Equações Diferenciais Ordinárias (EDO). Tal revisão bibliográfica faz parte de nossa investigação de doutorado, em desenvolvimento. Neste artigo, nosso objetivo é analisar 11 dos 22 trabalhos que até o momento compõem o corpus da revisão bibliográfica de nossa investigação, a saber aqueles desenvolvidos com estudantes de Engenharia ou que utilizem a Matemática no Contexto das Ciências como referencial teórico. Constatamos que as pesquisas são fundamentadas em teorias e em metodologias diversas, buscam contextualização do ensino a partir de problemas que trazem significados para o estudante e valorizam interações entre os enfoques algébricos, gráficos e analíticos.
Palavras-Chave: Ensino Superior; Equações Diferenciais; Engenharia; Matemática no Contexto das Ciências.
Abstract
This article presents part of a bibliographical study of profects done on education and learning of Ordinary Differential Equations (ODE). Such bibliographic review is part of our doctoral reserach, in development. In this article, our objective is to analyze 11 of the 22 projects that up to now compose the corpus of the bibliographic review of our investigation, namely those developed with Engineering studants or those that use Mathematics in the Context of Sciences as Theoretical reference.We find that the researches are based on diverse theories and methodologies, they seek to contextualize education based on problems that bring meanings to the student and value interactions between algebraic, graphical and analytical approaches.
Keywords: Higher Education; Differential Equations; Engineering; Mathematics in the Conthext of Sciences.