O projeto “Educação Matemática nos Anos Iniciais – EMAI” na rede pública estadual de São Paulo: implementação, concepções, desafios e lições

Authors

  • SILVANA FERREIRA DE LIMA PUC-SP
  • CÉLIA MARIA CAROLINO PIRES PUC-SP

Abstract

Resumo

O presente artigo pretende divulgar reflexões a respeito da pesquisa, em desenvolvimento, de natureza qualitativa, em relação à implementação do “Projeto Educação Matemática nos Anos Iniciais” (EMAI) do Ensino Fundamental na Rede Pública Estadual de São Paulo. O projeto foi proposto para atender a uma demanda  apontada pelo desempenho dos alunos do 3º e 5º ano em avaliações externas como o SARESP e a necessidade de formação continuada dos Professores dos Anos Iniciais. Os problemas que emergem nas mudanças curriculares nem sempre são explicitados ou levados à discussão e reflexão dos professores. Essa ação sem a participação efetiva e reflexiva dos profissionais envolvidos faz com que o currículo proposto nem sempre seja compreendido e muitas vezes não aceito e o professor toma como referência somente suas experiências escolares enquanto aluno e professor, crenças e concepções (PIRES,2012). Pesquisas sobre currículos prescritos de Matemática mostram que, embora possam expressar propostas interessantes e inovadoras, parecem ter dificuldades de se incorporarem à prática e que os currículos efetivamente praticados pelos professores são uma realidade pouco conhecida (Brown 2002). Assim, pretende-se compreender a concepção do projeto EMAI, os desafios e as lições que surgiram durante o seu desenvolvimento e, principalmente, discutir a atuação dos professores dos anos iniciais, no processo de elaboração, discussão e implementação dos materiais de curriculares.

Palavras-chave: currículo; educação matemática; materiais curriculares; formação de professores.

Abstract

This article aims to disseminate reflections on the research, development, qualitative, regarding the implementation of "Project Mathematics Education in the Early Years" (EMAI) elementary school in the public state of São Paulo. The project was proposed to meet the demand indicated by the performance of students in 3rd and 5th year external evaluations as SARESP and the need for continuing education of teachers in the first years. The problems that emerge in the curriculum changes are not always explicit or taken for discussion and reflection by teachers. This action without the effective participation and reflective professionals involved makes the proposed curriculum is not always understood and often not accepted and the teacher takes as reference only their school experiences as a student and teacher beliefs and conceptions (PIRES, 2012). Research on Mathematics curricula prescribed show that, although they may express interesting and innovative proposals, seem to have difficulties in joining the practice and that curricula effectively practiced by the teachers are a little known fact (Brown 2002). Thus, we intend to understand the project design EMAI, challenges and lessons that emerged during its development, and especially discuss the performance of teachers in the early years, in the drafting, discussion and implementation of curriculum materials.

Keywords: curriculum; mathematics education; curriculum materials; teacher training.

Published

2013-10-31

Issue

Section

Artigos