Espaços não formais de aprendizagem: a elaboração de uma trilha interpretativa como ferramenta para a educação ambiental

Authors

  • GABRIELA WIECHERT SCHRADER UNICSUL
  • RITA DE CÁSSIA FRENEDOZO UNICSUL

Abstract

Resumo

Esse trabalho tem como objetivos apresentar a elaboração de uma trilha interpretativa no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, município de São José dos Campos (SP), como ferramenta pedagógica para a Educação Ambiental e uma sugestão de roteiro de observação ambiental para demonstrar o potencial dos pontos interpretativos que contempla conteúdos do currículo de Ciências Naturais para estudantes do Ensino Fundamental II. A análise do plano de manejo e ocupação do parque, a revisão teórica da elaboração de outras trilhas interpretativas e a pesquisa de campo foram os procedimentos metodológicos. Com a análise do plano de manejo, constatou-se que a trilha poderia ser elaborada somente no quadrante oeste do parque. Com a pesquisa de campo foi realizada a seleção de temas que levaram ao tema central “meio ambiente tudo se relaciona” e dos pontos potenciais, os quais foram avaliados de acordo com o método IAPI (Indicadores de Atratividade dos Pontos Interpretativos), pois muitos pontos se apresentavam semelhantes dentre os temas Epífitas, Palmeira Imperial, Mata Fechada, Lagoa, Residência de Olivo Gomes, Plantas aquáticas, Árvore Angiosperma, Tigre d’água, Bambu, Araucárias e Musgos. A partir desta avaliação obteve-se o ponto interpretativo com maior atratividade para cada um dos temas. No final, foi obtida uma trilha de fácil execução, com aspecto circular, extensão aproximada de 2,5 km e elaborada para ser realizada com a presença de um guia que interpreta o ambiente.

Palavras-chave: Espaços Não Formais de Aprendizagem; Educação Ambiental; Interpretação Ambiental; Método IAPI; Trilhas Interpretativas.

Abstract

This essay has the objective of presenting the implement of an interpretative track in Roberto Burle Marx City Park – São José dos Campos City (SP), Brazil, as a pedagogical tool to Environmental Education and It suggests an itinerary for environmental observation to demonstrate interpretative spots potential which contemplates several contents in Natural Science school curriculum for Ensino Fundamental II students.  Methodological procedures involved management plan analysis and park covering, bibliographic researches about implementation of other interpretative tracks and field research.  Management plan analysis showed that the track would be possible only in West quadrant of the park.   With the field research central theme choice was made considering “environment: everything is linked” , as much as the potential interpretative spots, which were evaluated under IAPI Method (AIIS - Atrativity Indicators for Interpretative Spots) in order to get the most attractive spots, because many of them were similar  among  Air plants (Epiphytes), Imperial Palm Trees, Bamboos, Mosses, Dense Forest, Lagoon, Olivo Gomes’ residence, Aquatic Plants (Hydrophytes), Angiosperm Trees, and Araucaria Trees (Monkey Puzzle Trees).  Finally, the most attractive spot was selected for each theme.  After all, an easy two and a half kilometers long interpretative track route was elaborated in a cyclic format, to be performed with a guide who interprets the environment.

Keywords: Non-formal learning spaces; Environmental Education; Environmental interpretation; IAPI Method; Interpretative Tracks.

Published

2015-04-28

Issue

Section

Artigos