Mapas conceituais e sujeitos da experiência em aulas de Cálculo 1
Abstract
Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa realizada com 186 estudantes matriculados em cursos da área de Ciência Exatas de uma Universidade Pública Federal Brasileira. Como instrumento de produção de dados da pesquisa foram empregados os primeiros mapas conceituais elaborados pelos sujeitos investigados, o que se denominou de Mapas Conceituais Iniciais (MCI) e se procedeu uma análise qualitativa com dados quantitativos. Buscou-se uma classificação inicial desses mapas a partir da apropriação da compreensão das Estruturas Hierárquicas Inapropriadas ou Limitadas. A partir dos resultados observados, foram expostos elementos que remeteram à experiência dos estudantes investigados na construção do conhecimento sobre o tema Derivada, no entanto, tem-se de antemão a impossibilidade de saber a real dimensão da experiência de cada um dos sujeitos investigados. Verificou-se que alguns mapas indicaram que sujeitos com formações básicas distintas estão construindo mapas similares sobre Derivada. Aparentemente adentram a esse conhecimento pelo caminho das Técnicas de Derivação, embora, não seja essa a única abordagem a que são expostos durante o processo de formação. Aspectos que remetem à superficialidade do conhecimento construído em aulas de Cálculo 1 também foram evidenciados por meio dos mapas elaborados. Transcender a simples coisificação do objeto e/ou do sujeito deve pautar os processos formadores.
Palavras-chave: Mapas Conceituais Iniciais; Cálculo 1; Construção do Conhecimento
Abstract
This article aims to present a survey conducted with 186 students registered in Exact Sciences classes of a Brazilian Public Federal University. As an instrument of data production research, we employed the initial conceptual maps produced by the examined individuals, which was called Initial Concept Maps (ICM), followed by a qualitative analysis with quantitative data. We sought an initial classification of these maps from the apropriation of understanding of Limited or Inappropriate Hierarchical Structures. From the observed results, the presented elements were related to the experiences of the examined students in the survey about the subject. However, we get, in advance, the impossibility of knowing the real dimension of the experience from each one of the examined individuals. It was found that some of the maps indicated that individuals with distinct basic education were building similar maps about the subject. Apparently, they get this knowledge by Derivation Techniques, though, this is not the only approach they are exposed to during the training process. Aspects that refer to the superficiality of the knowledge built in Calculus 1 classes were also observed through the elaborated maps. To transcend the simple objectification of the object and/or subject should guide the former processes.
Keywords: Initial Concept Maps; Calculus 1; Construction of Knowledge.