Professores de matemática da rede estadual de Goiás: as TDIC em perspectiva
Abstract
Resumo
Tendo em vista o uso das tecnologias em diversos âmbitos da sociedade e a consequente inserção dessas tecnologias na escola, os professores se veem direcionados a utilizarem as TDIC em suas aulas. A partir desse recorte investigativo, buscou-se desvelar a realidade dos professores de matemática da rede estadual de ensino de Goiás no que diz respeito às percepções destes em relação à inserção das tecnologias em seu fazer pedagógico. Para a coleta de dados foi organizada uma oficina temática sobre uso de tecnologias no ensino de matemática da qual participaram 123 professores. Foram aplicados questionários com o foco em questões sobre as o uso das TDIC por estes docentes. Notou-se o relato de muitas dificuldades como problemas estruturais, a própria formação docente além da falta de apoio da própria secretaria para efetivação das TDIC na escola.
Palavras-chave: Matemática; Tecnologias educacionais; docência.
Abstract
Given the use of technologies in different social contexts and the consequent insertion of these technologies in school, teachers are directed to use the TDICs in their classes. From this research, we sought to unveil the reality of the mathematics teachers of the state education network of Goiás regarding their perceptions regarding the insertion of technologies in their pedagogical practice. For data collection, a thematic workshop on the use of technologies in mathematics teaching was organized, attended by 123 teachers. Questionnaires were applied with the focus on questions about the use of TDIC by these teachers. There were reports of many difficulties such as structural problems, teacher training itself, and the lack of support from the secretariat for the implementation of TDIC in school.
Keywords: Mathematics; Educational technologies; Teaching.