Panorama atual das pesquisas realizadas sobre abordagem documental

Authors

Abstract

Resumo

Entendemos que oferecer um panorama a respeito da abordagem documental nos recentes eventos II International Conference on Mathematics Textbooks Research and Development (ICMT) e do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática (LADIMA), ocorridos respectivamente em 2017 e 2016, possam constituir-se em uma contribuição aos pesquisadores interessados na temática. Optamos por analisar os artigos que foram publicados nos anais desses encontros para conhecer a metodologia de pesquisa utilizada, o conteúdo matemático e os recursos e documentos utilizados. Concluímos que, em sua maioria, os artigos procuram abordar o recurso do livro texto sem a predominância de um conteúdo matemático específico, utilizando a metodologia do estudo de caso, havendo uma tendência por parte dos professores em construir documentos em processos coletivos.

Palavras-chave: Abordagem Documental; Educação Matemática; Recursos.

Abstract

We believe that providing an overview of the documentational approach in the recent events of the II International Conference on Mathematics Textbooks Research and Development (ICMT) and the First Latin American Symposium on Mathematics Didactics (LADIMA), occurred respectively in 2017 and 2016, may constitute a contribution to researchers interested in the subject. We chose to analyze the articles that were published in the annals of these meetings to know the methodology used, the mathematical theme and the resources and documents used. We conclude that, for the most part, the articles describe the approach of textbook resource without the predominance of a specific mathematical theme, using the methodology of the case study, with a tendency on the part of the teachers to work with documents in collective processes.

Keywords: Documentational Approach; Mathematical Education; Resouces.  

Published

2017-12-04

Issue

Section

Artigos