A integração da tecnologia nas aulas de matemática: um estudo preliminar sobre as percepções de professores polivalentes

Authors

  • MARIA TERESA MERINO RUZ MASTROIANNI
  • GERSON PASTRE DE OLIVEIRA

Abstract

Resumo

O presente trabalho busca investigar as percepções de duas professoras dos anos iniciais sobre a inserção da tecnologia nos processos de ensino nas aulas de matemática, envolvendo o uso de um aplicativo tecnológico digital. O projeto pretende fornecer subsídios para uma tese de doutorado em Educação Matemática. O quadro teórico recorre às ideias provenientes da proposta conhecida como Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK), especialmente as que propõem uma estrutura conceitual para a tecnologia educacional em com seus equivalentes didático e do conteúdo. A abordagem qualitativa traz como instrumento um questionário, a partir do qual foi possível identificar, preliminarmente, que as professoras ainda posicionam os saberes relativos à tecnologia como elementos desconectados em relação ao elenco dos demais saberes necessários ao trabalho docente, atribuindo a este componente um papel secundário.

Palavras-chave: Tecnologias para o Ensino de Matemática; Professoras Polivalentes; TPACK.

Abstract

The present work seeks to investigate the perceptions of two teachers of the initial years about the insertion of technology in the teaching processes in mathematics classes, involving the use of a digital technological application. The project intends to provide subsidies for a PhD thesis in Mathematics Education. The theoretical framework uses ideas from the Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) proposal, especially  those that propose a conceptual framework for educational technology in integration with its didactic and content equivalents. The qualitative approach brings as a questionnaire a tool, from which it was possible to identify, preliminarily, that the teachers still position the knowledge related to technology as disconnected elements in relation to the list of other knowledge necessary for the teaching work, assigning to this component a role secondary.

Keywords: Technologies for Teaching Mathematics; Multipurpose Teachers; TPACK

 

Published

2017-12-04

Issue

Section

Artigos