Metodologias ativas em Educação Matemática: a abordagem por meio de projetos na Educação Estatística

Authors

  • CASSIO CRISTIANO GIORDANO
  • DANILO SAES CORRÊA DA SILVA

Abstract

Resumo

Nesse artigo, caracterizamos a abordagem por meio de projetos, que se insere no contexto das metodologias ativas de aprendizagem. Nosso objetivo é investigar suas possíveis contribuições para o ensino e aprendizagem de Estatística e Probabilidade, com ênfase nos aspectos que envolvem o letramento estatístico e probabilístico. Após um breve levantamento das investigações científicas realizadas nesta área, em nosso país, nos últimos anos, apresentamos alguns resultados de duas pesquisas realizadas por nós, uma delas no Ensino Fundamental e a outra, no Ensino Médio. Tais trabalhos acadêmicos consistem em estudos de caso nos quais ocorreu desenvolvimento e gestão de pesquisa estatística e probabilística por meio de projetos, desde a escolha do tema até a divulgação dos resultados. Os resultados revelaram que essa abordagem favorece o letramento estatístico e probabilístico, bem como contribui para a realização do trabalho cooperativo e para a conquista da autonomia investigativa por parte dos alunos.

Palavras-chave: Educação Estatística; Metodologias Ativas; Projetos.

Abstract

In this article, we characterize the approach through projects, which is inserted in the context of active teaching-learning methodologies. Our objective is to investigate their possible contributions to the teaching and learning of Statistics and Probability, with emphasis on aspects involving statistical and probability literacy. After a brief survey of the scientific investigations carried out in this area, in our country, in recent years, we present some results of two researches conducted by us, one in Elementary School and the other in High School. These academic papers consist of case studies in which development and management of statistical and probabilistic research have taken place through projects, from the theme choice to the research dissemination. The results revealed that this approach favors the statistical and probabilistic literacy, as well as contributes to the accomplishment of the cooperative work and to the construction of the students' autonomy of research.

Keywords: Statistical Education; Active Methodologies; Projects.  

Published

2017-12-04

Issue

Section

Artigos