Uma engenharia didática para a formação continuada de professores polivalentes: o conceito de número
Abstract
Resumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado que tem como temática a formação de professores polivalentes. A proposta é a participação de professores em atividades na perspectiva de uma Engenharia Didática. O estudo epistemológico aborda questões da construção do conceito de número e, em especial, sua dualidade intensionista e extensionista; o estudo cognitivista aborda a teoria de Piaget em confronto à de Dehaene. A parte empírica terá como metodologia a Engenharia Didática de 2ª Geração, que particulariza a produção de recursos pedagógicos e a formação de professores, aliada aos trabalhos desenvolvidos por Lee Shulman. Acredita-se que essa metodologia, aliada às concepções de Otte e Shulman, poderá contribuir na capacitação de professores, favorecendo o ensino e a aprendizagem na construção do conceito de número.
Palavras-chave: Número; Engenharia Didática; Formação de Professores.
Abstract
This article is a cut of a doctoral research whose theme is the formation of multipurpose teachers. The proposal is the participation of teachers in activities in the perspective of a didactic engineering. The epistemological study addresses issues of the construction of the concept of number, and especially its intensionist and extensionist duality; the cognitive study approaches Piaget's theory in contrast to that of Dehaene. The empirical part will have as methodology the 2nd Generation Didactic Engineering, which specializes in the production of pedagogical resources and teacher training, allied to the work developed by Lee Shulman. It is believed that this methodology, combined with the conceptions of Otte and Shulman, can contribute to the training of teachers, favoring teaching and learning in the construction of the concept of number.
Keywords: Number; Didactic Engineering; Teacher training.